Após ser adquirida pela multinacional suíça Straumann, a Neodent tem planos de elevar as exportações e duplicar sua capacidade de produção nos próximos cinco a sete anos. Neste ano, a empresa especializada em implantes dentários está investindo R$ 20 milhões em sua fábrica na Cidade Industrial de Curitiba, que continuará centralizando a produção da companhia.
O investimento vai continuar nos próximos anos. Atualmente, a fábrica tem 400 funcionários, número que também deve dobrar conforme forem instaladas novas máquinas na unidade. “Temos área para dobrar a capacidade. Vamos sempre produzir em Curitiba e vender daqui para o resto do mundo”, diz o CEO da Neodent, Matthias Schupp.
O foco da companhia no momento é aliar o crescimento sustentado no mercado interno, próximo de 10% ao ano, com uma aceleração na internacionalização. Atualmente, 10% das vendas da Neodent vão para outros países – proporção que deve crescer para 30% em cinco anos e até 50% em uma década.
Neste ano, a empresa anunciou a abertura novas filiais no exterior, que se unem às operações já em funcionamento nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e Itália. A unidade do México já começou a atender e até o fim do ano serão abertos os escritórios da Argentina e da Colômbia. Outro destino que entrou no radar da Neodent é o Canadá, onde também será aberta uma filial.
“Nossa aposta é a de que a Neodent vai se tornar um fornecedor internacional”, diz Schupp. Foi esse potencial que levou a Straumann a pagar cerca de R$ 1,2 bilhão pela empresa curitibana, em um negócio em duas fases. A primeira foi uma participação de 49%, adquirida em 2012 por R$ 549 milhões, seguida de uma oferta de R$ 680 milhões pelos 51% restantes em abril deste ano.
A gestão da Neodent continuará independente da controladora suíça, que tem uma linha de produtos para o mercado premium e não concorre com a fabricante curitibana, cujos produtos têm um custo mais baixo. “São linhas completamente diferentes”, diz o CEO. “Por isso achamos importante acelerar o investimento na fábrica de Curitiba para dar suporte à internacionalização dos produtos da Neodent.”
Embora Neodent e Straumann mantenham estratégias diferentes, a aquisição também trouxe algumas sinergias. A companhia suíça tem um escritório de vendas em São Paulo com 90 pessoas e, aos poucos, as funções administrativas estão sendo absorvidas pela controlada curitibana.