O cronograma para o desligamento do sinal analógico de televisão começa a ser cumprido pelo governo. A partir desta segunda-feira (29), todas as emissoras que operam na cidade de Rio Verde (GO) passarão a transmitir apenas o sinal digital, informou o Ministério das Comunicações.
São cinco emissoras que desligarão o sinal analógico: Globo, Record, Bandeirantes, SBT e TV Cultura. No último dia 15, outras três já tinham mudado a transmissão para o digital: Canção Nova, Record News e Rede Vida.
Rio Verde é a cidade-piloto do programa de transição do sinal analógico para o digital, chamado de Sistema Brasileiro de TV Digital. O plano do governo é que até o final de 2018, todas as emissoras do país trabalhem exclusivamente com o sinal digital. A próxima cidade a ter o sinal analógico desligado será Brasília (DF), em outubro.
O plano sofre com atrasos e por duas vezes, desde o final do ano passado, o governo postergou o cronograma de desligamento para as maiores capitais do país. Apenas algumas no Nordeste tiveram o calendário antecipado.
O principal entrave ao cumprimento desse cronograma é a distribuição de conversores que captam o sinal digital. As emissoras reclamam que, caso o governo decida desligar o sinal analógico sem o percentual mínimo de 93% de acesso da população ao digital, há uma perda significativa de audiência acarretando a uma possível queda de receitas.
Até o dia 15, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informava que o percentual na cidade de Rio Verde (GO) estava em 87%, de acordo com as projeções do órgão regulador. Caso alcançasse 90%, o índice já garantiria o desligamento.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast