Alpino Fast| Foto: Reprodução

A Nestlé se comprometeu a apresentar uma proposta de adequação da embalagem da bebida Alpino Fast até o próximo dia 10. O acordo foi feito após reunião entre representantes da empresa e o Ministério da Justiça, em Brasília, ontem.A mudança foi exigida pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e pelos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. De acordo com o ministério, os órgãos de defesa do consumidor entendem que a identidade visual da embalagem induz o consumidor a acreditar que o produto contém chocolate Alpino, enquanto o rótulo original do produto trazia a imagem do bombom associada à frase "não contém chocolate Alpino".

CARREGANDO :)

A investigação do caso teve início em maio, após denúncias de consumidores que se sentiram lesados pela disparidade entre a oferta do produto e a mensagem constante no rótulo da bebida. Durante a reunião de ontem, os órgãos de defesa do consumidor reafirmaram que as informações presentes no rótulo do Alpino Fast e a imagem do chocolate geram no consumidor a expectativa que o produto contenha o chocolate e ainda causam problemas de informação quanto à composição.

Como sugestão para eliminar o engano e resolver o problema dos consumidores, os órgãos sugeriram a retirada da imagem dos bombons do rótulo e a adequação da informação "Imagem meramente ilustrativa". A investigação continua no DPDC e nos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para análise da defesa e dos documentos apresentados nos autos.

Publicidade

A empresa reafirmou que "a figura ilustrativa do bombom Alpino não induz o consumidor ao erro, já que comunica que os produtos Alpino Fast e bombom Alpíno integram uma mesma família de produtos, por possuírem as mesmas características básicas; a inclusão das frases "imagem meramente ilustrativa referente ao bombom; não contem chocolate Alpino" visava simplesmente reforçar essa comunicação, conforme práticas usuais de mercado".