A Nestlé foi multada em R$ 591 mil por ter reduzido a quantidade de vários de seus produtos, sem um aviso destacado nas embalagens, prática conhecida como "maquiagem de produtos". A multa foi aplicada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a decisão foi publicada na quinta-feira (2) no "Diário Oficial da União".
Por meio de sua assessoria, a empresa afirmou que não comentaria a condenação antes de ser notificada oficialmente da decisão. A multa terá que ser recolhida no prazo máximo de 30 dias. Segundo o DPDC, qualquer alteração nas quantidades ou nos conteúdos dos produtos tem que ser informada ao consumidor de forma "ostensiva" para chamar a atenção dos clientes, como determina o Código de Defesa do Consumidor.
O departamento abriu uma investigação em junho para apurar irregularidades dessa natureza, cometidas entre 2002 e 2005, em seis categorias de produtos da Nestlé: biscoitos, cereais, alimento infantil, chocolates em barra, sorvetes e rações.
Após ouvir as explicações da empresa, decidiu pela punição. Além disso, o DPDC também enviou aos Ministérios Públicos, Procons estaduais e municipais e ao Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor ofício informando sobre a decisão.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast