Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Portáteis

Netbooks e smartphones disputam espaço

O fotógrafo Luciano Sampaio optou pelo smartphone: usar o netbook seria carregar peso à toa | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
O fotógrafo Luciano Sampaio optou pelo smartphone: usar o netbook seria carregar peso à toa (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

Eles são realmente portáteis – leves, pequenos e cabem em qual­­quer lugar. E têm sido desenvolvidos para atender a uma demanda cada vez mais forte das pessoas: jogá-las na web rapidamente, a todo tempo e de qualquer lugar. Smartphones e netbooks estão cumprindo essa ta­­refa e disputando espaço num mercado que não para de crescer, mesmo em tempos de crise. E as grandes companhias que os fabricam trabalham para oferecer "o" produto, que englobe as funções de ambos. Mas será apenas um?

Com a disparada das vendas destes aparelhos, ninguém quer ficar de fora. Quem é líder de mercado (Microsoft, Intel, Nokia, HP) corre para, ao menos, manter sua condição. Já quem desponta, apesar de ter também sua relevância (Google, ARM, HTC, Asus) trabalha para ampliar sua posição. E todos, gigantes do hardware e do software, buscam se posicionar neste novo mercado de internet móvel.

No fim de maio, Steve Ballmer, o todo-poderoso CEO da Microsoft, declarou que os netbooks eram revolucionários e afirmou ainda que "eles alavancaram todo o mundo da computação e da internet". A frase cristaliza a importância que a gigante dos softwares dá aos netbooks e permite entender plenamente os seus agressivos movimentos para assegurar a supremacia Windows entre os portáteis.

A partir do início de 2008, ao ver a veloz adesão do público aos netbooks (que até então rodavam Linux), a Microsoft decidiu oferecer de forma subsidiada o quase finado XP. A decisão pode ter afetado sua margem de lucro, mas garantiu sua hegemonia. Hoje, a Microsoft prepara o lançamento do Windows 7, que tem como missão não apenas manter a dianteira no segmento, como apagar o fracasso do Vista e aposentar de vez o XP.

Reação

Coincidência ou não, pouco mais de um mês depois da declaração de Ballmer, o Google anunciou um sistema operacional justamente para rodar netbooks. O Chrome OS é mais um passo rumo a uma internet cada vez mais portátil.

Já do lado dos smartphones, Intel e Nokia anunciaram uma parceria com o objetivo de resolver dois problemas com uma só tacada. Enquanto a primeira quer incomodar a rival ARM no mercado de telefonia móvel, a Nokia – emparedada pelo crescimento de Apple e BlackBerry entre os smartphones – busca se manter relevante neste espaço.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.