Reed Hastings, presidente-executivo da Netflix, reverteu a impopular decisão de separar as operações de aluguel de DVDs e de serviços de streaming de vídeos pela internet, resultando em alta de 7% das ações da companhia na manhã desta segunda-feira (10).
Os clientes norte-americanos continuarão a ver vídeos online e alugar DVDs via correio pelo site Netflix.com, já que a companhia abandonou o plano de transferir a locação de DVDs a uma operação separada chamada Qwikster, anunciou Hastings em um comunicado curto divulgado no blog da companhia nesta segunda-feira.
O plano anterior do executivo, de transferir as locações de DVDs a um site separado, jamais entrou em vigor e foi uma das várias decisões controversas que ajudaram a causar queda de 60% nas ações da empresa desde julho. A companhia até recentemente era muito bem vista em Wall Street.
Escrevendo no blog da empresa em setembro, Hastings informou que Netflix transferiria seu serviço de locação de DVDs a outro website, o Qwikster, para separar essa atividade de suas crescentes operações de reprodução online de vídeos.
A decisão forçaria os clientes que alugam DVDs e filmes online da empresa a visitarem sites diferentes e manterem contas separadas para os dois serviços. Eles também teriam duas cobranças distintas pelos serviços em seus cartões de crédito.
O anúncio confundiu e irritou os clientes, que expressaram sua indignação no blog e na página de Facebook da Netflix, além de incompreensão quanto à adoção do nome Qwikster para o serviço de locação de DVDs, enviados pelo correio nos envelopes vermelhos que são uma das marcas da companhia.
"Os assinantes votaram e a Netflix percebeu que a ideia toda era idiota", disse Charlie Wolf, analista da Needham & Co. "Com ela, eles estariam perdendo assinantes mesmo sem elevar os preços".
No comunicado desta segunda-feira, Hastings afirmou que "existe uma diferença entre agir rápido --o que a Netflix faz com sucesso há anos-- e agir rápido demais, que foi o que fizemos neste caso".
"Os consumidores valorizam a simplicidade que a Netflix sempre ofereceu, e isso é algo que respeitamos", afirmou.
Na curta mensagem no blog da empresa, o executivo disse ainda que "está claro para muitos de nossos clientes que dois websites tornariam as coisas mais difíceis".
Ele acrescentou que "apesar de o aumento de preços em julho ter sido necessário, terminamos agora com as mudanças de preços".
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast