Diante da péssima reação de seus assinantes, a Netflix, maior locadora de vídeos on-line do mundo, decidiu recuar da decisão de separar seus negócios de aluguel de DVDs pelo correio dos serviços de streaming via internet - pois os tornaria mais difícil de usar.
Há cerca de um mês, a companhia havia anunciado que as duas operações seriam independentes no mercado americano e que o serviço de DVDs seria batizado de Qwikster.
"É claro que para muitos de nossos clientes dois sites tornariam as coisas mais difíceis, então nós vamos manter o Netflix como um único lugar para streaming e DVDs", disse Reed Hastings, cofundador e executivo-chefe da Netflix, no blog oficial da companhia.
Assinantes serão capazes de usar os dois serviços em uma conta e uma senha, afirmou Hastings em resposta à reclamações de usuários sobre a mudança. Eles denfedem que a Netflix é um destino para filmes em geral e que não desejam gerenciar duas contas.
"Isso significa que não ocorrerá nenhuma mudança: um site, uma conta, uma senha. Em outras palavras, não haverá Qwikster", afirmou.
Em julho, a empresa disse que os clientes que queriam acesso ao streaming de filmes e o aluguel de DVDs teriam que pagar por eles separadamente.
Analistas viram a iniciativa como uma maneira de a Netflix se distanciar do negócio de DVD, que tem menor potencial de lucros.
A notícia inesperada foi positiva não para os consumidores como para os investidores que viram nesta segunda-feira um retorno à situação anterior e apontam a decisão como uma excelente medida tomada pela empresa.
No pregão eletrônico americano, antes da abertura do mercado, os papéis da Netflix subiram até 11,24%, cotados a US$ 128,45. Apesar da corrida por ações da empresa nesta segunda-feira, as ações da Netflix têm sofrido um golpe brutal por conta do finado Quikster e da mudança no pagamento de seus serviços. A companhia de entretenimento virtal perdeu mais de metade do seu valor de mercado desde julho.
Hastings acrescentou que depois das mudanças necessárias de preços realizadas no mercado americano, a companhia não prevê novas variações no valor das assinaturas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast