O serviço de streaming de vídeos Netflix está testando um modelo de inserção de anúncios. Por enquanto, o teste vem sendo feito com um número restrito de usuários e em alguns mercados. Não está claro se a companhia planeja vender os espaços comerciais – os anúncios veiculados no momento são de seus próprios programas e passam antes ou depois de o usuário assistir a um vídeo, de forma similar ao que faz a HBO.
Ao site especializado em tecnologia Motherboard, o Netflix declarou que o teste não significa que a empresa já decidiu usar o sistema de anúncios para todos os usuários.
O Netflix usa o fato de não ter comerciais como um diferencial para atrair assinantes. Atualmente, 62 milhões de pessoas ao redor do mundo pagam por seus serviços. O crescimento dessa base de assinantes ocorre na esteira dos lançamentos de novas séries produzidas pela própria companhia.
Há analistas que veem a inserção de comerciais como um caminho natural para a sustentabilidade financeira da empresa, apesar da ampla base de assinantes. Em uma entrevista, Martin Sorrell, presidente do grupo de mídia WPP, avaliou que a baixa rentabilidade do Netflix levará a empresa a estudar opções como subir o preço da assinatura ou incluir anúncios em seus programas.