Marcio Kumruian, cofundador e CEO da Netshoes. Empresa fez pedido de IPO na Bolsa de Nova York.| Foto: Divulgação/Netshoes/

A Nethoes, umas das principais empresas de e-commerce do país, entrou nesta quinta-feira (16) com um pedido de abertura de capital na Bolsa de Nova York. A empresa pretende captar US$ 100 milhões com o seu IPO (primeira oferta pública de ações, na sigla em inglês) para financiar o crescimento da sua plataforma de vendas on-line na América Latina.

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A Bolsa de Nova York (Nyse) vai analisar o pedido de listagem e, caso a empresa esteja em conformidade com as exigências, suas ações poderão ser cotadas com o nome de NETS. Ainda não há informações sobre quantas ações serão colocadas à venda, nem sobre os possíveis preços dos papéis.

A Netshoes é, até então, uma empresa de capital fechado que foi fundada por Marcio Kumruian e Hagop Chabab. Eles são donos de 27,8% do negócio, enquanto o restante pertence aos fundos de investimentos que aportaram dinheiro no negócio. Tiger Global, Archy, Clemenceau Investments e Riverwood Capital Partners já aportaram US$ 225 milhões na empresa brasileira.

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A abertura de capital da Netshoes já era esperada pelo mercado. A companhia pensa em fazer uma oferta pública de ações desde 2013 para financiar a sua operação e o plano de expansão pela América Latina. Com um plano agressivo de se tornar o maior e-commerce da região, a empresa investe pesado em tecnologia e em preços baixos para crescer rápido e dominar o mercado, mas ainda não conseguiu se tornar rentável.

O e-commerce atua no Brasil e no México e já vendeu produtos a mais de 12,8 milhões de clientes. É a maior plataforma de vendas on-line no segmento de esporte nesses dois países. Também é dono do comércio eletrônico Zattini, especializado na venda de sapatos e acessórios.