Vinte e sete anos depois de aparecer nos pés de Marty McFly em “De Volta para o Futuro - Parte 2”, o tênis da Nike que se ajusta automaticamente ao pé do usuário vai enfim virar realidade.
A Nike anunciou nesta quarta-feira (16) que vai lançar nas lojas dos Estados Unidos até o fim deste ano o modelo, com uma tecnologia que chama de “laços adaptáveis”. O tênis foi batizado de Nike HyperAdapt 1.0 e ainda não teve o preço divulgado.
O calçado não vem com os cordões tradicionais para fazer os laços. Em vez disso, o tênis possui uma espécie de sistema de polias movidas por baterias que afrouxam ou apertam o cadarço em frente ao calçado.
Assim que o usuário coloca o tênis, sensores automaticamente calculam o peso da pessoa e a posição do pé dentro do calçado. A partir deste momento, as polias apertam ou afrouxam o cadarço para oferecer a “pisada” mais confortável possível.
Ainda assim, o usuário pode fazer ajustes manualmente, por meio de um pequeno botão ao lado do tênis. Um pequeno porém é que as baterias dentro do tênis precisarão ser recarregadas periodicamente – uma carga, segundo a empresa, dura por pelo menos duas semanas.
Um vídeo postado pela Nike mostra a tecnologia em ação:
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast