A Nintendo deu um passo para o desenvolvimento de aplicativos móveis de seus jogos, o que pode representar uma guinada decisiva para a empresa japonesa, que até agora se recusava a entrar nesse mercado.
A gigante dos games, responsável por sucessos como “Super Mario” ou “Pokemon”, anunciou que pretende comprar 10% da empresa nipônica DeNa por US$ 181 milhões. O objetivo é desenvolver, em conjunto, aplicativos de jogos baseados em seus personagens populares – não foi revelado quais serão.
O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse que as duas empresas pretendem lançar pelo menos um jogo neste ano para smartphones.
“Isso nos permitirá construir uma ponte entre dispositivos inteligentes e consoles”, disse o executivo. “Isso não significa que dispositivos inteligentes vão começar a roubar espaço dos consoles, isso criará um tipo totalmente novo de demanda.”
Concorrência
Investidores há muito vêm pedindo para que a Nintendo mude seu foco para dispositivos móveis após perder consumidores tanto para desenvolvedores de aplicativos de jogos para smartphones quanto para rivais como a Sony e a Microsoft, que têm o PlayStation e o Xbox, respectivamente.
A companhia até agora havia resistido a esses pedidos, colocando suas esperanças em games de sucesso como o “Mario Kart 8”. Em janeiro, no entanto, a companhia cortou pela metade sua meta de lucro operacional para o ano fiscal até março para 20 bilhões de ienes (US$ 169 milhões), citando vendas fracas do portátil 3DS na temporada de compras de final de ano.