A Nintendo disse nesta quinta-feira (27) que registrará sua primeira perda anual neste ano fiscal, cortando sua previsão de lucros pela segunda vez conforme a alta do iene e a fracas vendas de softwares afetam a empresa, que já foi campeã em seu segmento.

CARREGANDO :)

A criadora da franquia do Super Mario dominou o setor por muitos anos com seus aparelhos DS e Wii, mas agora está lutando para manter-se forte em meio à concorrência de aparelhos mais versáteis, como os smartphones e tablets da Apple.

O fracasso do lançamento de seu portátil 3DS neste ano forçou a Nintendo a reduzir preços, esmagando sua perspectiva de lucro anual, enquanto uma escassez de softwares atraentes e a força do iene contra o euro abalam ainda mais a empresa.

Publicidade

A Nintendo espera apurar uma perda líquida anual de 20 bilhões de ienes, seu primeiro prejuízo anual na história, e também reduziu sua previsão de lucro operacional no ano de 35 bilhões de ienes para apenas 1 bilhão de ienes.

No último trimestre, a perda operacional da empresa foi de 19,6 bilhões de ienes (258 milhões de dólares), um pouco maior do que o mercado esperava e muito pior do que a empresa havia previsto. Isso se compara a um lucro de 30,9 bilhões de ienes no mesmo período do ano passado.

"Agora que as pessoas podem fazer muitas coisas em seus smartphones, será que vão querer comprar um console só para jogos?", disse Yuuki Sakurai, presidente da Fukoku Capital Management, em Tóquio, acrescentando que a incerteza econômica global provavelmente também pesaria sobre a ação da empresa.