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Nissan abre dois turnos de produção na fábrica do PR

Picape Nova Frontier passa a ter mais componentes fabricados em São José dos Pinhais. | Divulgação
Picape Nova Frontier passa a ter mais componentes fabricados em São José dos Pinhais. (Foto: Divulgação)

A Nissan do Brasil confirmou que abrirá um segundo turno de produção na sua fábrica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Serão contratados 254 novos funcionários, aumentando de 326 para 580 colaboradores na unidade. A ampliação visa atender à segunda fase do "Plano Shift Mercosul", etapa de planejamento que prevê a fabricação regionalizada de modelos da marca japonesa. A Nova Frontier será a responsável por inaugurar a jornada extra. A picape volta a ser produzida no Paraná depois que a geração atual passou a ser importada da Tailândia (em 2007). A Nissan espera produzir 14 mil unidades do modelo nos próximos 12 meses. Para 2009, mais dois veículos serão feitos localmente: o Livina e a Grand Livina.

Com o segundo turno, o nível de ociosidade da fábrica Curitiba Veículos Utilitários (CVU), que hoje é de 67%, cairá para 30% até o fim deste ano. Responsável no passado pela montagem dos modelos Xterra e Frontier, a unidade parananense – que é compartilhada com a Renault – se restringe atualmente à produção do utilitário Master, da marca francesa, e da Nova Frontier, que será comercializada em seis versões a partir de outubro, com preços que variam de R$ 85 mil (versão de entrada) a R$ 125 mil (top de linha).

"Focamos principalmente na estruturação da produção local, ampliando o nosso time de engenharia e melhorando os índices de nacionalização de peças", destacou Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul durante o lançamento da Nova Frontier "abrasileirada", em Florinópolis (SC). A picape terá 25% dos seus componentes feitos em São José dos Pinhais, principalmente as peças maiores, de lataria e chassi. Motor, câmbio e a parte eletrônica continuarão a vir da Tailândia.

O Plano Shift Mercosul, anunciado em setembro de 2006, engloba investimentos de US$ 150 milhões até o fim de 2009 e a presença de nove modelos da marca no mercado brasileiro. Cinco deles, todos produzidos em outros países, já chegaram: o crossover Murano, o sedã Sentra, o hatchback Tiida, a picape Nova Frontier e o Novo Xtrail. "Outros pontos importantes previstos pelo plano estão relacionados à ampliação da rede de concessionárias e ao incremento nas vendas. A meta é fazer nossa rede saltar dos 66 revendedores atuais para 120 antes de 2010, mesmo ano em que prevemos atingir um volume de vendas de 40 mil veículos por ano", diz Benson.

Serviço:

Saiba mais sobre a Nova Frontier na edição deste domingo no caderno Automóveis.

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