A rede paranaense de farmácias Nissei ultrapassou sua principal concorrente em número de unidades e se tornou a líder no mercado esta semana. Na quarta-feira (27), a empresa comprou 11 lojas da Drogamed em seis cidades, no Norte, Sul e Litoral do estado e na Região dos Campos Gerais. O negócio custou R$ 6 milhões. As informações foram publicadas na Gazeta do Povo desta quinta-feira (28).

CARREGANDO :)

Das 11 lojas, quatro são em Londrina (Norte do estado), duas em União da Vitória (Sul), uma em Ponta Grossa (Campos Gerais), duas em Paranaguá, uma em Matinhos e outra em Guaratuba (todas no litoral). Nos dois primeiros municípios a Nissei não tinha nenhuma loja. A entrega das lojas deve ocorrer até o dia 31 deste mês, dando início a reformas e abastecimento com o novo estoque nos próximos 60 dias.

"Essa aquisição faz parte do nosso plano de expansão para o Norte do Paraná, mas como surgiu a oportunidade acabamos comprando todas as lojas", explica o presidente da Nissei, Sergio Maeoka. Há planos para abertura de outras três lojas em Londrina no próximo ano, oportunidades de negócio em Maringá (também no Norte do estado) que estão sendo analisadas e a idéia de abrir outras cinco lojas em Curitiba no ano que vem, em bairros que ainda não são atendidos pela rede.

Publicidade

Lojas

Com o negócio fechado nesta quinta, a Nissei passa de 72 para 83 lojas, enquanto a Drogamed cai de 80 para 69. A maioria dos funcionários das lojas adquiridas – cerca de 150 – deve ser mantida, enquanto outros 150 devem ser contratados em função da abertura das novas unidades em Londrina.

Conforme a reportagem, em termos de faturamento a Nissei já superava a rival com um volume estimado para 2006 em R$ 280 milhões, quase o dobro da estimativa de R$ 150 milhões da Drogamed. A rede começou em 1986 com uma única loja no bairro Mercês, em Curitiba. Atualmente, a Nissei tem 32% do mercado no Paraná, enquanto a Drogamed tem 16%, segundo dados recentes do instituto de pesquisas Datasensus.

Estratégia

O diretor-presidente da Drogamed, Hugo Rodríguez, afirmou para a reportagem da Gazeta do Povo as lojas vendidas para a Nissei não apresentavam interesse estratégico para a empresa. Segundo Rodríguez, o negócio vai contribuir para que a Drogamed siga com sua estratégia de crescimento em Curitiba. Em 2006, a rede investiu cerca de R$ 1,8 milhão na abertura de cinco lojas, sendo três em Curitiba e as demais em cidades do interior, como Pato Branco e União da Vitória (agora vendida). A rede tem planos de inaugurar outras 70 lojas no Paraná nos próximos cinco anos.

Publicidade