A rede de farmácias Nissei fará um investimento de R$ 35 milhões neste ano para remodelar suas 235 lojas e abrir 20 novos pontos de venda. O objetivo, além da expansão geográfica, é mudar o layout das lojas e aumentar o número de produtos oferecidos fora do balcão de medicamentos.
O investimento da Nissei ocorre após um processo de reestruturação realizado em 2014. Naquele ano, a rede fechou 14 unidades com resultado deficitário e mudou processos internos. Houve alterações na estrutura administrativa e nos sistemas de TI, por exemplo, que levaram a uma melhora no resultado.
“Conseguimos nos antecipar ao agravamento da situação econômica de 2015”, diz Sérgio Maeoka, presidente da Drogarias Nissei. “Isso nos permitiu voltar a abrir lojas no ano passado, com dez novas unidades, e registrar um crescimento de 8% na receita.” O faturamento da Nissei foi de R$ 1,2 bilhão em 2015 e a projeção para este ano é uma alta de 12%.
A arrumação feita em 2014 também permitiu que a rede absorvesse uma maior complexidade na operação trazida pelo crescimento rápido do período anterior. A Nissei tem hoje 235 unidades, sendo 36 fora do Paraná – são 15 em Santa Catarina e 21 no interior de São Paulo. Ir para fora do estado de origem trouxe questões novas, como lidar com a legislação local para o segmento. “Até dois anos atrás havia muitas restrições para a venda de produtos de conveniência em São Paulo, por exemplo. Aos poucos está havendo a liberação”, conta o executivo. Cerca de 15 lojas paulistas já podem vender conveniências.
O plano de investimentos de 2016 tem dois focos. O primeiro é a reformulação das lojas. O novo layout deve reduzir a área envidraçada da fachada, levando a um aumento médio de 20% na metragem para disposição de produtos. Será colocado um novo mobiliário e ampliada a gama de medicamentos que poderão ser comprados fora do balcão – alguns itens que não precisam de prescrição estarão nas prateleiras.
Ao mesmo tempo, serão criadas pequenas salas para que o cliente possa tirar dúvidas de forma reservada com os farmacêuticos. A rede, segundo Maeoka, se adaptou à exigência de ter profissionais formados em Farmácia em todos os momentos e quer melhorar o serviço prestado por eles.
Em outra frente, a expansão nos pontos de venda será concentrada neste ano em Curitiba e região. O executivo diz enxergar espaço para aproveitar a marca já bastante consolidada e oferecer lojas para diferentes perfis de renda dentro da mesma área geográfica. A partir do segundo semestre de 2017, a ideia é voltar ao plano de crescer no interior de São Paulo no eixo entre Presidente Prudente e Ribeirão Preto.
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