A economia brasileira acelerou o seu ritmo de crescimento no final do primeiro trimestre e, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), em março, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,8% sobre fevereiro. Essa taxa já leva em conta os ajustes sazonais. Com isso, a variação do PIB trimestral estimado, encerrado em março deste ano, foi de 2,8% em relação ao trimestre anterior, que compreende os meses de outubro a dezembro do ano passado, sinalizando que a economia brasileira cresceu num ritmo anualizado de 11,7% no primeiro trimestre de 2010.
De acordo com a análise dos economistas da Serasa, tal ritmo deverá reduzir a partir do segundo trimestre de 2010, por causa da retirada dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e outros bens duráveis, pelos cortes orçamentários anunciados pelo governo federal e pelos efeitos contracionistas da política de aperto monetário posta em prática pelo Banco Central.
Na leitura interanual, o PIB mensal, segundo a Serasa Experian, cresceu 9,3% em relação a idêntico mês do ano passado. Essa é a maior taxa anual de expansão da atividade econômica desde abril de 1995, quando a taxa anual de crescimento atingiu 10,4%. "Vale lembrar que nos meses iniciais de 1995, a economia brasileira vivia um período de superaquecimento tendo em vista os ganhos reais de renda auferidos pelo consumidor com o fim do processo hiperinflacionário e com o cambio valorizado", ressaltam os economistas da Serasa Experian.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião