A greve dos bancários foi marcada por movimentos isolados no interior do Paraná. Em Maringá, os bancários protestaram oferecendo bananas. Frases como "Bilhões para os banqueiros, bananas para os bancários e clientes" eram vistas em faixas pregadas na barraca montada na calçada da Avenida Getúlio Vargas, no centro de Maringá. "É o único caminho que nos resta", comentou sobre o protesto irônico o diretor do Sindicato dos Bancários, Antônio Luiz de Jesus. "Estamos mobilizados e informando os trabalhadores." O atendimento não parou nas agências de Maringá, apesar da mobilização.

CARREGANDO :)

Na região de Foz do Iguaçu, os bancários declararam estado de greve até o dia 5 de outubro. A categoria protestou ontem nas cinco agências do HSBC da cidade com a entrega de uma carta à população, que informava os motivos do movimento. Segundo a presidente do Sindicato Regional, Cristina Delgado, todos os dias serão realizados atos públicos em diferentes bancos para chamar atenção dos usuários quanto à importância da greve. Em toda região, há 42 agências bancárias. O sindicato abrange oito municípios.

As agências bancárias de Ponta Grossa não aderiram à greve de advertência. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa, Gilberto Lopes Leite, a categoria na cidade optou por manter as negociações em aberto com os bancos, não descartando, porém, a possibilidade de uma greve geral e por tempo indeterminado. "Estamos em estado de greve e podemos parar a qualquer momento", diz Leite.

Publicidade

Enquanto os bancários das 23 agências bancárias da região de Ponta Grossa se preparam para uma possível paralisação, os bancos começam a tomar providências. A maioria deles já tem em mãos um interdito proibitório, que impede mobilizações em frente às agências.

As oito agências bancárias de Campo Mourão tiveram atendimento normal ontem. A paralisação, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, Luiz Marcelo Legnani, deve ocorrer caso as reivindicações da classe não sejam atendidas. Em Londrina, somente a agência do Santander do calçadão e o posto de serviço do Unibanco localizado na Santa Casa permaneceram fechados ao público.