Embora as vendas de outubro do console Wii tenham caído 36% em relação ao mesmo período do ano passado, executivos da Nintendo esperam vendas robustas nos Estados Unidos a partir de agora. "Novembro e dezembro serão meses muito fortes", prevê o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime.
O executivo observa que as vendas do console estão dentro do que se esperava para o ponto atual do ciclo de vida do produto o Wii foi lançado em novembro de 2006. O desempenho foi particularmente forte em outubro do ano passado, quando foram vendidas 803 mil unidades. "O terceiro ano é sempre o mais forte", diz. Fils-Aime afirma estar encorajado pelo aumento de 80% desde que o preço foi reduzido de US$ 250 para US$ 200, em setembro.
No mês passado a empresa continuou à frente no mercado americano, segundo a consultoria NPD Group, com 506.900 unidades do Wii vendidas. O PlayStation 3 vem em segundo, com 320.600 unidades, e o Xbox 360 aparece em seguida, com 249.700 aparelhos.
Há algum questionamento sobre se a atual geração de máquinas está no fim de seu ciclo de vida. "Há um negócio chamado saturação de mercado", diz Richard Doherty, analista do Envisioneering Group. "Um ou mais dos consoles competidores está 60% dos domicílios onde o Wii está presente."
Por isso, a estratégia da Nintendo está em outra área. "Estamos adicionando valor para o consumidor que chegou por último", diz Fils-Aime. Ele aponta os 8 milhões de unidades vendidas no país para a prancha de exercícios Wii Fit como uma evidência de que a estratégia está funcionando. "Ela nos deu uma capacidade sem paralelo de atingir novos consumidores, especialmente mulheres."
Fils-Aime reconhece que os títulos atuais para o console precisam de renovação, e afirma que isso virá com a nova versão da franquia Mario Brothers, Super Mario Brothers Wii, cujo lançamento nos EUA estava marcado para ontem. Ele vai competir pelos dólares dos gamers com Call of Duty: Modern Warfare 2, recém-lançado pela Activision. Disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs, o título vendeu 4,7 milhões de cópias dese seu lançamento dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.
No segmento dos portáteis, os dispositivos da Ninendo (DS Lite e DSi) venderam 457.600 unidades em outubro. PSP e PSPgo, da Sony, vêm em seguida, com 174.500. Alguns analistas expressam dúvidas sobre se a Nintendo continuará a prosperar nesse segmento, agora que games baratinhos para iPhone e iPod se provaram populares. Mesmo assim, Fils-Aime espera pouco impacto nos negócios.