Entra ano e sai ano e, invariavelmente, milhares de pessoas deixam as compras para a última hora. Nos próximos dias, 16,5 milhões de consumidores devem lotar ruas, shoppings e supermercados de todo o país em busca de presentes e produtos para as ceias de Natal e Ano Novo, segundo um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
O pagamento da segunda parcela do 13º salário, depositada ontem, e o horário estendido do comércio costumam impulsionar as compras no último momento, mas os atrasadinhos não serão a maioria. Segundo o levantamento do SPC, realizado em todas as capitais brasileiras, 54% dos brasileiros (quase 50 milhões de pessoas) pretendiam antecipar as compras na primeira quinzena de dezembro contra 18% que admitiram deixar tudo para a semana que antecede o Natal. Em Curitiba, os supermercados estarão abertos até às 20 horas na véspera de Natal. O comércio de rua e os shoppings fecham um pouco antes, por volta das 18 horas.
Além da correria e do risco de encontrar uma oferta menor de produtos, comprar na última hora pode ser um mau negócio, alerta o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges. "Quanto mais perto do Natal, mais caros os presentes ficam. Se o consumidor deixa para comprar em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços e, consequentemente, desembolsa mais", diz.
Comércio de rua
Correria por correria, 60% dos paranaenses preferem o comércio de rua para fazer as compras de final de ano, contra 32% que optam pelos shoppings e 8% que gostam mais da internet, segundo feita pela Fecomércio-PR. "Mesmo com a instalação de diversos shoppings centers, inclusive no interior, os consumidores gostam de andar pelos calçadões das cidades, entrar e sair de várias lojas, e fazer suas compras a céu aberto", justifica Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Presentes tecnológicos fazem a cabeça dos consumidores
Tablets e smartphones estão no topo da lista de presentes preferidos neste Natal. O levantamento feito pela Oh! Panel ouviu dois mil consumidores, entre os quais 20% elegeram o tablet como o presente que gostariam de receber. Outros 17% adorariam ser presenteados com smartphones; 9% com notebook; e 8% com ultrabooks e roupas. Apesar do preço pouco modesto, os produtos tecnológicos são escolhidos até mesmo por quem vai presentear, com smartphones (48%) e tablets (37%) entre os preferidos. Segundo a pesquisa, 80% das pessoas vão comprar pela internet e 50,5% vão pagar à vista.