O prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz afirmou, em artigo publicado no jornal Financial Times, que Armínio Fraga seria um nome que possui os critérios para presidir o Banco Mundial (Bird). Ele afirmou ainda que a atual crise enfrentada pelo Banco Mundial poderia acabar se a presidência da organização fosse repartida entre americanos e europeus.
A comissão especial de investigação do Banco Mundial concluiu que o presidente da entidade, Paul Wolfowitz, violou regras da casa ao promover uma funcionária, Shaha Ali Riza, que é sua namorada, em 2005, e dar à ela aumentos salários além do limite permitido pelos regulamentos internos.
O informe contendo todo o material apurado por aquela comissão, formada por sete dos 24 membros do conselho de direção do Bird, mais o seu veredito, foi entregue a Wolfowitz no final da noite de domingo. Uma cópia será encaminhada amanhã à diretoria do banco, que então decidirá a atitude a tomar em relação a isso à luz da recomendação (ainda não revelada) feita por aquela comissão.
Um sinal de que ele estaria prestes a perder o cargo surgiu no início da tarde de ontem, quando o seu braço direito no Bird, Kevin Kellems, anunciou que está deixando o banco.