A maior fabricante mundial de celulares Nokia exibiu nesta terça-feira novos aparelhos multimídia, com destaque para modelos com vários recursos integrados e com sistemas de localização via satélite.
Entre as novidades está o N95, primeiro celular da marca com sistema de GPS (localização por satélite) integrado e o primeiro com uma câmera digital de 5 megapixel de resolução. O sistema de localização será disponibilizado com dados e mapas de mais de 100 países. O modelo deve começar a ser vendido até o primeiro trimestre de 2007 nos Estados Unidos e na América Latina por cerca de 550 euros (US$ 700), sem incluir taxas e subsídios.
Já os novos modelos N75 e N73 têm 19 milímetros de espessura, comparado com os 14 milímetros dos aparelhos RAZR da Motorola.
A fabricante finlandesa também revelou versões musicais dos modelos N70, N73 e N91, que ganharam mais memória, ficando com 1GB, 2GB e 8GB, respectivamente - este último com capacidade para até seis mil músicas. Todos terão suporte para os dois formatos musicais mais comuns em todo o mundo - MP3 e AAC - e fones de ouvidos estéreo de 3,5 mm.
Segundo executivos da empresa, o setor multimídia é o que mais cresce no segmento de telefonia móvel. Este ano a Nokia já registrou a venda de mais de 10 milhões de aparelhos da sofisticada série N (N-Series), voltados para este setor.
Os modelos são equipados com as funcionalidades de um computador e de dispositivos portáteis, como PDAs, o que permite que os usuários baixem e instalem aplicativos de software. A fabricante pretende vender 80 milhões de celulares musicais este ano, superando as vendas de aparelhos como o player de músicas e vídeos digitais da Apple, o iPod.
A Nokia informou ainda que está trabalhando com 40 nomes da indústria da música, entre eles David Bowie, para formar uma comunidade de música na internet - Music Recommenders (www.musicrecommenders.com) - onde os fãs de música poderão ficar atualizados com as últimas tendências sonoras.