HÉSINQUE - A gigante de telefonia móvel Nokia anunciou nesta segunda-feira ter fechado parceria com as empresas de tecnologia Motorola, Intel, Modeo e Texas Instruments para acelerar o desenvolvimento na América do Norte do padrão de tecnologia DVB-H (Digital Video Broadcasting - Handheld). O DVB-H é um formato aberto de transmissão digital de sinal de televisão para aparelhos sem fio, como celulares.
O formato pretendido por essa parceria, denominada de "Mobile DTV Alliance", permitirá que os usuários com aparelhos habilitados para receber transmissão pelo padrão DVB-H possam assistir a canais de televisão ao vivo ou a programas "pay-per-view" encomendados diretamente do celular.
Diante da queda das receitas com ligações telefônicas, que estão cada vez mais baratas, as operadoras móveis estão ansiosas para explorar a união da telefonia móvel com a TV e torná-la uma nova fonte de renda.
A "Mobile DTV Alliance" afirmou que mais de 10 redes experimentais DVB-H estão sendo desenvolvidas em países como Austrália, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Segundo a aliança, a maioria dos mercados dos EUA deverá possuir infra-estrutura DVB-H completa até 2007.
O padrão DVB-H compete com a tecnologia de transmissão digital de áudio (DAB, na sigla em inglês), que ainda está sendo testada pelas operadoras, assim como a tecnologia móvel MediaFlo, da Qualcomm .
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast