Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Nokia promete "matador de iPhone" para junho

O telefone móvel N97, da Nokia, deve chegar ao mercado europeu em junho apostando em novidades | Divulgação/Nokia
O telefone móvel N97, da Nokia, deve chegar ao mercado europeu em junho apostando em novidades (Foto: Divulgação/Nokia)

O N97, novo telefone com teclado e tela sensível ao toque da Nokia apresentado no ano passado, deve chegar ao mercado europeu em junho deste ano. O anúncio da data de lançamento do aparelho, que promete rivalizar com o iPhone, da Apple, e a criação de uma loja de aplicativos para telefones com sistema operacional Symbian foram as principais novidades anunciadas pela empresa finlandesa no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

Top de linha da companhia, o N97 virá com teclado Qwerty (semelhante ao utilizado em computadores) deslizante, que pode ficar "escondido" embaixo da tela durante o uso normal do aparelho, câmera fotográfica de 5 megapixels, 32 GB de espaço para armazenamento de dados e operação via touchscreen, semelhante ao iPhone. Será também o primeiro aparelho que virá integrado com a OVI Store, loja de aplicativos da Nokia.

Loja on-line

De acordo com o vice-presidente de serviços da Nokia, Niklas Savander, a grande vantagem da OVI Store em relação à App Store, da Apple, e à Microsoft Marketplace, também anunciada nesta segunda-feira, é que ela será capaz de "prever" o interesse do usuário e apresentar programas que se assemelhem mais ao gosto do cliente.

Para fazer estas previsões, a OVI Store vai armazenar os hábitos de download do usuário e também funcionar como rede social, informando quais são os arquivos baixados por seus contatos. No lançamento, em maio, Savander espera que já estejam disponíveis para os usuários cerca de 20 mil arquivos, entre programas e conteúdo multimídia. Boa parte deve ser gratuita.

Além da OVI Store, a Nokia apresentou cinco novos modelos portáteis. Dois deles têm no acesso fácil a e-mails seu maior atrativo. "Você não precisa ser presidente dos Estados Unidos para querer ter acesso a e-mail 24h por dia", provocou Kai Istm, vice-presidente executivo da empresa, em citação a Barack Obama, que é assumidamente "viciado" em seu Blackberry.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.