Os usuários de celulares que procuram mais recursos multimídia terão acesso, até o meio do ano, ao primeiro modelo de aparelho com câmera e zoom óptico, recurso atualmente disponível apenas em filmadoras tradicionais. O anúncio feito pela Nokia se refere ao N93, modelo da linha Nseries voltado para amantes de recursos multimídia que unem voz, dados e imagem.
Ao contrário dos aparelhos com recursos de filmagem disponíveis no país, em que o zoom digital permite apenas aproximar e recompor a imagem, o novo celular captura o que o usuário quer - até mesmo em movimento - com o uso do zoom óptico 3x, recurso de câmeras profissionais.
O novo N93, que deverá operar em redes GSM, tem câmera de 3.2 megapixels com lentes Carl Zeiss, foco automático e captura de vídeo com qualidade similar a DVD (30 frames por segundo). O aparelho pode exibir as imagens no display de alta definição ou ser conectado à TV e tem a lógica dos smartphones, terminais móveis que funcionam como dispositivos convergentes: trazem funções de celular e de computador sem fio (vem com o sistema operacional Symbiam S60). De acordo com pesquisas recentes, pelo menos 53 milhões de unidades destes modelos foram vendidas em 2005.
O modelo é uma evolução do N90, que chegou ao Brasil em dezembro de 2005 ao preço médio de R$ 2.799. De acordo com a Nokia, o novo N93 deve ser vendido no país a partir de julho "seguindo a média de preço do modelo anterior".
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast