Boeing 787 Dreamliner é um dos aviões usados pela companhia low-cost Norwegian, que começou a operar no Brasil.| Foto: Norwegian Air UK/Divulgação

O primeiro voo low-cost da companhia aérea norueguesa Norwegian no Brasil acontece no dia 31 de março. O trecho Rio de Janeiro - Londres poderá ser encontrado por 239,9 libras por pessoa (pouco mais de R$ 1 mil, dependendo da cotação) na classe econômica, ou 519,9 libras (cerca de R$ 2,6 mil), na cabine Premium. Já ida e volta na econômica sai a partir de 479 libras (ou R$ 2,4 mil).

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As reservas já estão disponíveis no site da companhia. A operação entre as cidades terá quatro voos semanais, às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, e deve partir do Brasil sempre às 22h25, chegando ao aeroporto de Gatwick, em Londres, às 13h35.

Em 2018, a Norwegian foi classificada pela consultoria Skytrax a melhor companhia aérea de baixo custo e longa distância do mundo. A autorização para a operação da empresa foi dada pela Anac em agosto do ano passado.

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Para Bjorn Kjos, CEO do Grupo Norwegian, “a nova rota no Rio de Janeiro quebra o monopólio dos voos diretos entre o Reino Unido e o Brasil, já que estamos comprometidos em reduzir as tarifas e tornar as viagens mais acessíveis para turistas e viajantes de negócios”. 

A companhia norueguesa foi a que mais cresceu em rotas de longa distância em Londres no último ano. Atualmente, possui voos entre Gatwick e 12 destinos  nos Estados Unidos e na Argentina. A chegada ao Brasil é fundamental para aumentar sua presença na América do Sul. 

A aeronave utilizada nos voos internacionais é a Boeing 787-9 Dreamliner, com 344 assentos de couro. Na cabine Premium, é possível obter mais de um metro de espaço para as pernas, além de prioridade de embarque e serviço  e refeição de cortesia com três pratos e seleção de bebidas.

Ao todo, quatro companhias low-cost já pediram e/ou conseguiram autorização para operar no Brasil: a chilena Sky Airline, que opera voos do Rio, São Paulo e Florianópolis para Santiado; a argentina Avian, subsidiaria da Avianca, que já está autorizada e ainda não começou efetivamente a rota; a Flybondi, FB Líneas Aéreas S.A, outra argentina que conseguiu a autorização em fevereiro deste ano; e a Norwegian, que faz o primeiro voo entre Rio e Londres agora no fim de março.

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Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]