O sistema operacional iOS, presente no iPhone da Apple, é o mais utilizado entre os smartphones em operação nos Estados Unidos, ultrapassando pela primeira vez o BlackBerry OS. Segundo dados de outubro da consultoria Nielsen, 29,7% dos usuários de telefonia celular nos EUA já utilizam os chamados celulares inteligentes, com funções de computador.
Destes, 27,9% utilizam alguma versão do iPhone, único celular dotado de iOS. Em segundo lugar está o BlackBerry OS, da canadense Research in Motion. Baseado em código aberto, o sistema Android, do Google, já aparece com 22,7%, com forte crescimento no ano. O Windows Mobile, da Microsoft, tem 14%, número que pode crescer nos próximos meses, com o lançamento recente da versão WP7.
Entre os usuários de telefones celulares comuns, ainda responsáveis por 70,3% das linhas em operação nos EUA, os sistemas de smartphones considerados mais atraentes são o Google Android, para 28%, e o iOS (iPhone), com 25%. Um quarto dos usuários diz não ter certeza de qual sistema escolher.
Já entre os que atualmente usam smartphones, a força do iPhone é maior: 35% pretendem comprar um telefone com iOS nos próximos meses, contra 28% de intenção de compra de aparelhos com Android.
De acordo com os dados da Nielsen, o iPhone é o sistema preferido das mulheres: 30,9% pretendem comprar um aparelho com iOS no futuro, contra 22,8% de intenção de compra de telefones com Android. Entre os homens, a liderança fica com o sistema do Google, apontado como próxima aquisição de 32,6% dos pesquisados.
- Acer lança smartphone em parceria com a Ferrari
- Windows faz 25 anos como líder do presente, mas ainda sem pé no futuro
- Tablet da Samsung, com sistema Google, chega ao Brasil antes do iPad
- Vendas do BlackBerry devem crescer mais de 60% em dois anos
- Microsoft espera enterrar iPhone e Android com Windows Phone 7
- Nokia detém metade do mercado de publicidade móvel, diz pesquisa