Pesquisa Datafolha realizada em todo o território nacional nos dias 28 e 29 de junho mostra que 49% dos brasileiros compraram ou trocaram seus aparelhos de telefone celular nos últimos três anos. Outro produto que também marca, de forma expressiva, o comportamento de compra do consumidor brasileiro nesse período é o aparelho de TV - 47% dos entrevistados dizem tê-lo adquirido nos últimos três anos.
Declaram ter comprado celular principalmente os habitantes das regiões norte e centro-oeste (60%), os que moram em municípios de áreas metropolitanas (60%), integrantes das classes A/B (69%) e os mais jovens (60%). Apesar disso, chamam a atenção as taxas observadas entre os segmentos mais populares: 59% da classe C e 27% das classes D/E.
Quanto à TV, 31% dos brasileiros dizem ter comprado aparelhos com telas de tamanho inferior a 29 polegadas. Compraram aparelhos maiores do que esses 16% dos entrevistados. As menores foram adquiridas principalmente pela classe C (37%) e as maiores pelas classes A/B (35%).
Outras categorias de produtos que também têm índices expressivos de compra nos últimos anos são os aparelhos de DVD (38%), móveis para a casa (36%), aparelho de CD (28%), fogão (27%), liquidificador (27%) e máquina de lavar roupa (23%).
O estudo ouviu 2.828 pessoas em 177 municípios distribuídos pelas unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para saber mais sobre esta pesquisa, acesse: Datafolha ADHOC.