• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

A gigante norte-americana Intel resolveu aproveitar o crescimento nas vendas de computadores portáteis no Brasil para lançar o Centrino Duo, um pacote de tecnologias para notebooks baseadas na nova geração de processadores da empresa.

A novidade, anunciada nesta semana em São Paulo, conta com a adesão de 15 fabricantes nacionais, entre elas a curitibana Positivo Informática, a CCE e divisões brasileiras de marcas como HP, Lenovo, Toshiba, entre outras – que aproveitaram a ocasião para apresentar alguns dos novos laptops que usam a tecnologia.

Os modelos com Centrino Duo mais baratos, como o Positivo V218, custam cerca de R$ 3,5 mil e os mais sofisticados podem chegar a R$ 10 mil. "As empresas brasileiras têm se esforçado para oferecer produtos abaixo dos R$ 4 mil, para aproveitar as isenções fiscais do [programa do governo federal] Computador para Todos", explica o diretor de marketing da Intel do Brasil, Élber Mazaro. O grande diferencial do conjunto Centrino Duo está no processador Core 2 Duo, o chip de dois núcleos da Intel, e na placa 965 Express, que suporta melhor vídeos e gráficos de alta definição. A conexão sem fio dos notebooks também foi melhorada. O acesso wi-fi passou para o padrão 802.11n, uma evolução dos atuais 802.11b e 802.11g, e, com isso, ganhou velocidade cinco vezes maior e sinal com o dobro do alcance.

Rapidez e economia

Outra característica que chama a atenção é a Turbo Memory, uma função opcional do Centrino Duo que permite acessar os programas usados mais freqüentemente duas vezes mais rapidamente, além de diminuir bastante o tempo gasto para ligar o reiniciar o computador. De acordo com a fabricante, o Turbo Memory – que nada mais é que uma memória flash especializada em armazenar ações recorrentes do usuário – também é capaz de economizar energia e aumentar a duração da bateria em até 35%.

Segundo os dados da consultoria IDC, foram vendidos 600 mil notebooks no Brasil em 2006 – ou cerca de 8% do mercado total de computadores. A Intel estima que essa fatia chegue a 13% neste ano, o que representaria 1,250 milhão de unidades. "Mas ainda estamos muito distantes de outros países da América Latina, como Chile e México, onde a venda de laptops beira os 40% do mercado. Até 2011, há potencial para os notebooks chegarem a 30% de market share no Brasil", frisa o diretor-geral da Intel no Brasil, Oscar V. Clarke.

O lançamento do Centrino Duo coincide com a abertura da Semana da Mobilidade, evento anual que a Intel promove em parceria com mais de 50 companhias para promover tecnologias da informação e comunicação no país. Como parte da programação que segue até o dia 24, por exemplo, o site Maplink (www.maplink.com.br) divulgará mapas com todos os hotspots (pontos de acesso wi-fi para internet sem fio) do país.

Cada um dos dias da semana contará com um tema específico, como: os benefícios de se adotar o notebook no dia-a-dia de usuários domésticos e corporativos, a implementação de redes sem fio, como wi-fi e WiMax, e a produção de conteúdo de entretenimento digital (vídeos, músicas e games, por exemplo).

Serviço: Mais informações sobre os eventos na página www.semanadamobilidade.com.brO jornalista viajou a convite da Intel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]