A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) estima que, dos 10,1 milhões de computadores pessoais vendidos no Brasil em 2007, cerca de 2,1 milhões serão notebooks. Ainda de acordo com a instituição, o mercado brasileiro de PCs movimentou 6,9 milhões de unidades de janeiro a setembro de 2007, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2008, afirma a Abinee, o mercado da venda de PCs deve crescer 17%, ainda com destaque para as vendas de notebooks.
No terceiro trimeste de 2007, os brasileiros compraram 2,6 milhões de computadores pessoais, sendo 541 mil deles portáteis deste total de notebooks, 59% foram adquiridos por pessoas físicas. A quantidade de laptops vendidos no trimestre indica um crescimento de 216% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mercado cinza
Por conta da popularidade dos portáteis, houve um crescimento no mercado cinza de notebooks nos últimos meses isso vai contra a tendência dos notebooks, que apresentam queda no uso de peças contrabandeadas. No terceiro trimestre, foram vendidos 196,5 mil notebooks "não oficiais", contra 96,5 mil no segundo trimestre (crescimento de 103%).
"Boa parte das revendas que vendiam desktops clones e os componentes destes estão migrando seu negócio para a comercialização de notebooks. Com isso, a participação dos notebooks não oficiais, que foi de 26% no segundo trimestre, subiu para 36% no terceiro. Mantidas as condições atuais, deverá alcançar 42% no quarto", diz um comunicado da Abinee.