A empresa de telecomunicações Telefônica anunciou na tarde de ontem que providencia o desbloqueio do acesso à página de vídeos YouTube. O anúncio veio pouco tempo depois de a Brasil Telecom ter comunicado a realização de um desbloqueio parecido.
A censura da página está relacionada a um processo movido por Renato Malzoni Filho, namorado de Daniella Cicarelli. Os dois foram flagrados em cenas picantes no ano passado, quando namoravam em uma praia na Espanha. O vídeo caiu na internet e, durante dias, foi o mais visto no YouTube.
A retirada dos filtros segue a determinação de um despacho do desembargador da 4.ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ênio Santarelli Zuliani. Ele determinou a liberação do YouTube, mas manteve a ordem "para que se tomem providências no sentido de bloquear o acesso ao vídeo de filmagens do casal, desde que seja possível, na área técnica, sem que ocorra interdição do site completo".
Ainda assim, por mais que o Google, empresa responsável pela página, obedeça às ordens judiciais e exclua o vídeo, é provável que ele continue sendo divulgado no site. Os filtros usados para esse tipo de controle devem identificar palavras relacionadas ao assunto, mas é possível "mascarar" o conteúdo com outros termos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast