O Porto de Paranaguá se prepara para passar por uma nova dragagem que irá ampliar em um metro a profundidade do Canal da Galheta, que dá acesso ao terminal, passando a ter 16 metros. Será ampliada também a profundidade da Bacia de Evolução do canal, que ganhará mais dois metros, e das áreas intermediárias do porto. O trabalho deve durar cerca de um ano e meio, entre elaboração dos projetos básico e executiva, e a execução do serviço.
As obras custarão R$ 394 milhões e serão executadas pela empresa DTA Engenharia, que venceu a licitação para o serviço, feita pela Secretaria Especial de Portos, e aguarda a conclusão do processo de habilitação.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) também investirá R$ 45 milhões em obras complementares, para a manutenção de equipamentos que auxiliam a atracação, como boias e defensas. O valor inclui os gastos para a elaboração, por uma empresa especializada, de Estudo de Impacto Ambiental para ampliar o cais.
A expectativa é de que, com as obras, o terminal fique habilitado a receber navios graneleiros de grande porte e tenha aumento na movimentação de carga. Na próxima terça-feira (17), o Porto de Paranaguá vai completar 80 anos de operação.
Concessão
Na última semana, o governo federal anunciou que a próxima fase do programa de concessões em infraestrutura poderá contemplar a dragagem em portos. Nele, empresas assinarão contratos de longo prazo para manter a profundidade dos canais de acesso a terminais como o de Paranaguá e Santos (SP). (RC)