A graduação é um período importante na vida de muita gente. Além do aprendizado, das amizades e das festas, há a expectativa de que, após terminá-la, as oportunidades profissionais melhorarão as perspectivas de renda. Enquanto a colação de grau e o primeiro emprego não chegam, algumas empresas dão uma força oferecendo descontos exclusivos para esse público. Separamos alguns para ajudá-lo a economizar.
Os descontos são para serviços e produtos físicos. Em todos os casos, é preciso confirmar o vínculo com alguma instituição de ensino superior; em alguns, não são todas elegíveis pelo fato de que os programas de descontos dependem de algum acordo prévio entre a empresa que os oferece e as instituições.
O método de confirmação também varia, mas quase sempre é pedido o e-mail do estudante na instituição e/ou o número da matrícula. Algumas universidades e faculdades não fornecem esse e-mail; nesses casos, o indicado é entrar em contato com o órgão que faz a confirmação do vínculo ou com a instituição de ensino.
1. Spotify
A oferta mais recente é a do Spotify, serviço de streaming de música de origem sueca e popular no Brasil. Ele funciona em smartphones (Android e iPhone), computadores e até em video games.
Spotify oferece desconto de 50% para estudantes universitários
O Spotify oferece um plano gratuito baseado em anúncios. Além do incômodo de ouvir spots publicitários entre uma música e outra, a versão sem custo traz outras limitações tais como qualidade inferior e impossibilidade de escolher a ordem das músicas no celular.
O plano Premium remove essas limitações ao custo de R$ 16,90 por mês. Estudantes, pagam (quase) meia: R$ 8,50. Para usufruir do desconto, é preciso entrar nesta página e fazer o cadastro, comprovando, no processo, que você é um estudante universitário matriculado.
Quem não é estudante e mora com mais pessoas que usam o Spotify pode economizar também. Nesse caso, aderindo ao plano familiar. Por R$ 26,90 ao mês, é possível abrigar até seis contas na mesma mensalidade. Se seis pessoas estiverem no plano, o custo unitário cai para R$ 4,48.
2. Apple
O Apple Music é similar ao Spotify e também funciona no Android, iPhone e em computadores, através do iTunes. No Brasil, o custo da assinatura é de US$ 4,99; com o desconto exclusivo para estudantes, ele cai para US$ 2,49.
O processo é similar ao do Spotify, mas feito a partir dos apps dedicados do Apple Music, no caso dos celulares, ou do iTunes. Esta página explica. O benefício, informa a Apple, pode ser usado por até 48 meses (ou quatro anos). Anualmente, a plataforma UNiDAYS, usada para verificar a regularidade da matrícula do estudante, precisa ser revalidada.
A Apple oferece descontos para hardware também. Além dos estudantes, ele se estende a professores e funcionários das universidades e aos pais de alunos matriculados.
Os descontos são válidos para computadores da marca (MacBook, Mac mini, iMac e Mac pro) e aos iPad (convencional, Pro e mini). Os descontos variam de acordo com o preço dos equipamentos – quanto mais caro, maior. O Mac Pro com processador de oito núcleos, que custa R$ 30.499, tem o maior desconto, de 7,44%, o que leva seu preço para R$ 28.299.
Os descontos estão numa seção especial da loja online da Apple, acessível por este link: https://www.apple.com/br-hed/shop/
3. Adobe
O pacotão de aplicativos da Adobe, faz alguns anos, passou a ser comercializado no modelo de assinatura. Por um valor mensal, o profissional tem direito a usar Photoshop, Lightroom, Illustration, InDesign, Premiere e todos os demais apps, inclusive para dispositivos móveis como celulares e tablets.
O custo regular da assinatura é de R$ 175 por mês. Estudantes e professores, porém, têm direito a 60% de desconto, o que reduz o valor para R$ 71. Nesse caso, o desconto também vale para estudantes do Ensino Médio ou Fundamental.
Uma alternativa ainda mais em conta, e válida para qualquer pessoa, é o plano de fotografia, de R$ 35/mês. Nele, estão contemplados apenas o Photoshop CC e o Lightroom CC, além de oito apps para celular.
4. Dell
Na Dell, o desconto pode chegar a até R$ 250 e vale para todos os produtos vendidos pela empresa. Existem algumas condições, porém: o valor mínimo da compra deve ser de R$ 2.499 (antes de aplicado o desconto) e o estudante precisa estar matriculado em uma das instituições parceiras no “Programa de Vantagens Dell”.
Se você atender aos critérios, basta solicitar um cupom de desconto que deve ser inserido no processo de finalização da compra. Ele pode ser acumulado com outras promoções, o que aumenta o desconto.
As instituições parceiras da Dell são as seguintes: Estácio de Sá, Alphachannel, Fatec, Feevale, FGV, Fiap, Ftec, Furb, Mackenzie, Opet, Pitágoras, Sociesc, UCS, UFMG, UFPE, UFRJ, Ulbra, Unesp, Unicamp, Unicesumar, Unipe, Unisinos, Univates, Unoesc e USP.
5. Microsoft
Estudantes têm direito a 10% de desconto na Microsoft Store, loja da empresa que vende licenças do Office, Visual Studio e Windows 10, cartões da Xbox Live e o Wireless Display Adapter, um adaptador que habilita TVs comuns a receberem conteúdo de computadores e dispositivos móveis, sem fios. CONFIRMAR
A Microsoft também tem programas de parcerias com universidades que concedem, gratuitamente, acesso aos aplicativos do Office 365 e a ferramentas de desenvolvimento como o Visual Studio. Para saber se a sua é elegível, verifique neste site.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião