Apesar de o aplicativo da Uber se resumir em solicitar corridas, há algumas funcionalidades e dicas pouco conhecidas pelos usuários que podem fazer com que você aproveite melhor os benefícios da plataforma. É possível, por exemplo, avisar amigos e familiares que você pediu uma corrida e compartilhar a sua rota em tempo real com eles.
14 ferramentas úteis, mas pouco conhecidas do Google
10 dicas para usar melhor a Netflix
Confira, abaixo, uma seleção de dicas e funcionalidades da Uber, segundo o próprio aplicativo de transporte:
1. Acompanhe o trajeto de alguém em tempo real
É possível acompanhar o trajeto de uma corrida da Uber em tempo real. Você pode compartilhar o trajeto da sua corrida com familiares ou amigos ou pode receber uma notificação para acompanhar a corrida de alguém próximo a você. O recurso funciona com uma medida de segurança para os usuários e é útil também para que as pessoas saibam se você vai demorar muito para chegar ao destino final.
Para compartilhar o seu trajeto em tempo real, é muito simples. Depois de entrar no carro, abra o aplicativo e na parte “detalhes da viagem” clique em "compartilhar rota". Uma mensagem padrão com o link da sua rota vai aparecer na tela. Insira o número de celular da pessoa que você quer que acompanhe o seu trajeto.
Pronto! A pessoa selecionada receberá por SMS um link para acompanhar o seu trajeto em tempo real. Ela precisa ter o aplicativo da Uber instalado no celular. Caso ela não tenha, ela também recebe um link para instalar a plataforma.
2. Perfil familiar
Você pode criar um Perfil Familiar no aplicativo da Uber. Nesse perfil, você consegue reunir os dados e os números das pessoas mais importantes para você, como amigos e familiares. Assim fica mais fácil compartilhar uma rota em tempo real ou acompanhar a viagem deles e, até mesmo, rachar a corrida (leia a dica 7).
A criação do perfil é feita em Configurações, dentro do Menu. Clique em Adicionar Perfil Familiar e selecione os contatos que você quer adicionar. Assim que eles aceitarem o convite, vocês poderão compartilhar mais facilmente informações sobre corridas e pagamento entre si.
3. Agende corridas com um mês de antecedência
É possível agendar uma corrida com até um mês de antecedência. Abra o aplicativo e na tela inicial clique em “Agendar uma Viagem”. Defina os locais de origem e destino e a data e hora da viagem. Depois, basta confirmar o pedido que um Uber estará esperando por você no dia e o horário agendado.
4. Adicione endereços frequentes
Para que você não perca tempo digitando o endereço de lugares frequentes, a Uber criou um recurso para você salvar os seus destinos mais frequentes, como casa e trabalho.
Na aba Configurações, dentro do Menu, é possível adicionar o endereço da sua casa e do seu trabalho. Já em “Eventos do calendário”, é possível colocar os horários e endereços de suas reuniões e compromissos, por exemplo.
Assim, sempre que você acessar a tela inicial do aplicativo, verá como atalho, na parte inferior, os destinos salvos.
5. Identifique preços muito altos
Com o modelo de tarifa dinâmica, uma corrida da Uber pode ficar com preços acima da média. Isso acontece quando há muitas solicitações e poucos motoristas disponíveis para atender aos pedidos.
Para saber se o preço está acima da média, basta inserir o seu destino e ver as opções disponíveis. Em cima de cada preço aparece observações como "preços pouco acima do normal" ou "muito acima do normal". Se puder, espere a demanda esfriar que o preço tende a cair e ficar “dentro do normal”.
6. Viagens a trabalho
Esta dica é útil para quem utiliza a Uber para viagens a trabalho. É possível criar um Perfil de Trabalho dentro do aplicativo e pagar a corrida usando o cartão corporativo e depois enviar os comprovantes direto para seu e-mail corporativo.
Para criar o Perfil de Trabalho, o usuário deve acessar o site da Uber e inserir o seu e-mail corporativo na seção Business Profile. Depois, basta seguir os passos que o perfil será ativado.
7. Rache a corrida
Você não precisa mais arcar com o preço de uma corrida sozinho. O aplicativo da Uber permite que você divida o valor da corrida com até quatro pessoas. Elas só precisam concordar em pagar a corrida para você. Essa opção é útil para grupo de amigos que vão pegar um mesmo Uber e querem rachar o pagamento.
Para rachar a corrida, abra o aplicativo e solicite o seu Uber normalmente. Quando estiver dentro do carro, vá ao menu da viagem e escolha a opção “dividir valor”. Em seguida, coloque os números de telefone das pessoas com quem quer dividir. Elas vão receber uma notificação e então podem confirmar o pagamento.
É possível passar até quatro cartões de crédito diferentes. A Uber cobra um adicional de R$ 0,60 de cada pessoa que está dividindo o valor da corrida.
8. Crie um evento
Está organizando um evento ou uma festa e quer que todos os seus convidados cheguem ao local de Uber? Basta criar um UberEVENTOS, compartilhar o código para seus convidados usarem e, ao final, pagar a corrida para eles.
O organizador decide quantas pessoas poderão usar o código promocional, o número de viagens por convidado e valor máximo de cada viagem. É possível determinar, ainda, o local que as viagens podem iniciar e terminar.
Para criar seu evento, acesse o site da UberEVENTOS e clique em Começar. Depois, basta inserir as informações solicitadas e um cartão de crédito para cobrança das corridas. Ao final, você recebe o código do seu evento e basta compartilhá-lo com seus convidados que eles podem usar a Uber sem gastar nada.
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF abre caminho para Bolsonaro ser preso por Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
O sistema tem pressa… e criatividade!
Flávio Bolsonaro questiona prisão de militares por suposto plano contra Lula, Alckmin e Moraes