A partir de hoje, o recurso “Instant Search” do buscador do Google deixou de funcionar. Lançado em 2010, ele exibia os resultados da busca em tempo real, na medida em que o usuário digitava o termo que queria consultar.
Na época, a novidade foi apresentada como “uma mudança fundamental na busca” pela empresa. Com o Instant Search, os usuários não precisavam mais apertar algum botão para receber os resultados da busca – bastava digitar o termo e aguardar.
O encerramento do Instant Search tem a ver com uma mudança comportamental dos usuários do Google. Hoje, mais da metade de todas as consultas feitas no buscador tem origem em dispositivos móveis, como celulares, onde o Instant Search nunca funcionou.
Ao blog especializado Search Engine Island, um porta-voz do Google informou que tal mudança permitirá que a empresa “foque em maneiras de tornar o buscador ainda mais rápido e mais fluído em todos os dispositivos.”
Agora, ao digitar um termo no campo de busca do Google, a única coisa que aparece são sugestões de complementos. Para ter os resultados, é preciso clicar no botão de pesquisa ou apertar a tecla Enter.