| Foto: Airbnb/Divulgação

O Airbnb lançou uma nova funcionalidade que permite aos viajantes dividirem a conta dos aluguéis de estadias diretamente pelo aplicativo. Antes, a conta deveria ser paga integralmente por um usuário, para somente depois ser dividida entre os amigos. O objetivo é resolver um dos maiores problemas vivenciados por pessoas que viajam em grupo, evitando a dor de cabeça com os custos referentes à reserva.

CARREGANDO :)

De acordo com uma pesquisa feita pela companhia nos Estados Unidos, quatro em cada cinco viajantes (79%) já fizeram diversas viagens em grupo nos últimos cinco anos. Dos que viajam com amigos, 38% reportaram não receber todo o dinheiro do aluguel dos demais viajantes. Além disso, 43% dessas pessoas apontaram ter perdido US$ 1 mil ou mais nas divisões, e 18% das pessoas que mais viajam em grupo reportaram perdas de US$ 10 mil ou mais.

Como funciona?

Ao selecionar um espaço a ser reservado dentro da plataforma do Airbnb, o usuário pode convidar os amigos para “rachar a conta”, utilizando nomes e endereços de e-mail. Uma parcela deverá ser paga quando a pessoa efetua a reserva, que fica como pendente até que o valor total seja pago. Segundo o Airbnb, mesmo que as parcelas estejam dividas entre todos do grupo, qualquer membro pode pagar a parcela de outro membro.

Publicidade

Caso o valor total não seja pago até o fim do prazo (72 horas), a reserva será cancelada e todos os membros do grupo que pagaram serão reembolsados.  Para visualizar quem já pagou, o usuário poderá conferir a página “Suas viagens”. Além disso, um e-mail de lembrete será enviado 24 horas antes do término do prazo a todos os viajantes do grupo que ainda não pagaram.