A Amazon começou a vender nesta terça-feira (21) o Fire TV Stick, pequeno dispositivo que, ligado à TV, conecta ela à internet e traz uma série de aplicativos de áudio e vídeo como Prime Video, Netflix, Spotify e YouTube. O preço é de R$ 289 e o frete, grátis.
Leia também: Amazon muda seu serviço de streaming no Brasil para concorrer com Netflix
O Fire TV Stick é pequeno (85,9x30 mm) e leve (32 g). Ele se conecta à TV por meio de uma porta HDMI. É preciso ligá-lo na tomada também, através de um cabo USB que acompanha o produto. Outro componente que vem na caixa é um controle remoto — diferente do seu principal concorrente, o Chromecast do Google, que não tem interface na TV e usa o smartphone do usuário para controlar as funções da tela.
Essa é a principal distinção entre Chromecast e Fire TV Stick: a dependência (ou não, no caso da Amazon) de um smartphone. O Fire TV Stick funciona sozinho, o que aumenta o apelo entre aqueles que não têm um smartphone poderoso ou quer algo mais descomplicado. E, além de vídeos e músicas, ele também permite brincar com alguns jogos simples, disponíveis através da sua loja de apps.
No preço, o Fire TV Stick também leva uma pequena vantagem. Por R$ 289, ele é mais barato que o Chromecast 2, a última versão do produto comercializada no Brasil com o preço sugerido de R$ 399. Nos Estados Unidos, o Google já lançou o Chromecast Ultra, cujo diferencial é suporte à resolução 4K/UHD. Tanto o Chromecast 2 quanto o Fire TV Stick lidam com resoluções até Full HD (1080p).
O Fire TV Stick é o primeiro dispositivo de hardware após a linha Kindle que a Amazon lança no Brasil. Ele já pode ser comprado, exclusivamente pelo site da Amazon, com frete gratuito.