A Amazon lança nesta quarta-feira (12) o seu marketplace de livros no Brasil. A empresa vai permitir que pessoas físicas ou jurídicas vendam livros novos, usados ou raros em seu site. O lançamento vai acrescentar 100 mil obras em português ao catálogo da companhia, que chegará a mais de 13 milhões de livros impressos.
Para se começar a vender no marketplace da Amazon, o interessado terá de fazer um cadastro no site Venda na Amazon (www.amazon.com.br/venda-na-amazon). É preciso ter CPF ou CNPJ ativo e registrar um cartão de crédito. Depois, basta aceitar o termo de acordos da Amazon e seguir o passo a passo disponível no site para concluir o cadastro e começar a publicar seus produtos.
As pessoas vão poder vender livros novos, usados e raros e serão responsáveis por entregar os produtos conforme a descrição do item. Todos os vendedores serão avaliados regularmente de acordo com as avaliações dos clientes e, caso eles estejam fora do padrão, serão notificados e terão 60 dias após a primeira notificação para apresentar melhorias. O objetivo é manter a qualidade do marketplace.
Os vendedores também terão liberdade para estabelecer o preço que acharem mais conveniente ao livro que estão anunciando. A Amazon não vai interferir na política de preços, assim como já acontece com outros marketplaces brasileiros.
Tipo de planos
A Amazon oferece dois planos para quem quer vender livros em sua plataforma: individual ou profissional. O individual é indicado para vendedores que têm um pequeno volume de vendas, de por exemplo até dez vendas por mês. Nesse plano, a Amazon fica com 10% do valor de cada transação mais R$ 2 por item vendido.
Já o plano profissional é indicado para quem vende mais de 10 itens por mês. Ele oferece acesso a ferramentas para gerenciar vários pedidos ao mesmo tempo e para definir o frete de acordo com o endereço de destino. A tarifa para adesão ao plano profissional é fixa de R$ 19 por mês mais 10% por transação realizada. Não há, nesse caso, a cobrança de R$ 2 por item vendido. Quem optar pelo plano profissional na inscrição terá os três primeiros meses de graça. Todas as tarifas promocionais vão até abril de 2018.
Retorno financeiro
O vendedor ficará com o valor líquido de cada livro vendido, descontado as taxas previstas em cada plano de vendas. É possível visualizar exatamente quanto será pago em taxas no Seller Central, site para vendedores da Amazon. Cada anunciante também será responsável pelos custos de envio e frete, além das tarifas dos planos.
Exportação
Ao se cadastrar no marketplace, as pessoas vão poder vender também seus livros nos sites da Amazon nos Estados Unidos, Canadá e México. Com a opção de conta unificada, será possível usar o mesmo login e senha para listar itens e definir preços nos sites internacionais da Amazon. Empresas locais poderão aproveitar esta opção pagando apenas a tarifa mensal no Brasil e vendedores individuais terão a possibilidade de vender no exterior pagando apenas a tarifa por item de cada localidade.
E para os consumidores?
Para quem vai consumir no site da Amazon.com.br, a principal mudança é a ampliação do leque de produtos disponíveis. Assim como já acontece no exterior, ao fazer uma busca por determinado livro, o consumidor verá opções novas e usadas, algumas entregues por terceiros (os anunciantes do markeplace) e outras entregues pela própria gigante do comércio eletrônico.
A expectativa da empresa é que o marketplace acrescente 100 mil obras em português ao catálogo da companhia. Ao todo, a Amazon passará a oferecer 13 milhões de livros impressos em sua plataforma, o maior acervo do país entre as livrarias, se considerarmos todos os títulos impressos e digitais.
Em nota enviada à imprensa, a Amazon destacou que, com o seu marketplace, a empresa quer “dar força a vendedores e empreendedores de todo o Brasil”, ao mesmo tempo em que cria “possibilidade para clientes encontrem mais facilmente os livros que procuram”.