Depois de ampliar a atuação do seu marketplace no Brasil, passando a vender eletrônicos em outubro, agora é a vez de a Amazon tentar impulsionar seu serviço de streaming de filmes e séries no país, o Prime Video. A empresa diminuiu o preço das assinaturas, passou a cobrar o valor em reais e começou a aceitar pagamento com cartão de crédito nacional. O objetivo é concorrer com a Netflix, o serviço de streaming mais popular do Brasil e do mundo, com mais de 100 milhões de clientes.
O Amazon Prime Video foi lançado sem muito alarde no Brasil em dezembro de 2016, junto com mais de 200 países. Mas, na época, a Amazon não se adaptou à realidade local e entrou no país cobrando a assinatura em dólares e só aceitando pagamentos com cartão de crédito internacional. O preço da assinatura era de US$ 2,99 (cerca de R$ 9,70) nos seis primeiros meses e, depois desse período promocional, subia para US$ 5,99 (R$ 19,50; todos os valores na cotação atual).
O modelo seguiu por quase um ano até a companhia anunciar, na semana passada, uma série de novidades para o Brasil. A Amazon passou a cobrar o valor da mensalidade em reais e também diminuiu o preço: R$ 7,90 nos seis primeiros meses e R$ 14,90 após esse período. Os sete primeiros dias são grátis. Outra mudança foi passar a aceitar cartão de crédito local das bandeiras Visa, MasterCard, Diners e Elo.
A Amazon também passou a oferecer mais opções de conteúdo em português. Todas as séries originais da companhia e a maioria dos filmes, séries e programas de tevê disponíveis na plataforma têm opções com legendas ou dublagem em português. Antes, os títulos disponíveis na língua local eram bem reduzidos.
A empresa aumentou, ainda, o leque de títulos para concorrer com a Netflix. Ela fechou uma parceria com a Telefilms para transmitir com exclusividade o filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas e os futuros lançamentos A Bad Moms Christmas (sequência de Perfeita é a Mãe) e A Grande Jogada.
O catálogo do Prime Video também conta com as séries originais da Amazon, como The Grand Tour, American Gods, The Tick, The Man in the High Castle e Transparent, e jogos ao vivo de tênis e futebol americano, como o Thursday Night Football, da NFL.
O Prime Video pode ser acessado pelo celular, computador, tablet ou smart tv, basta baixar o aplicativo ou acessar o site. No caso de quem não tem uma televisão com conexão à internet e o aplicativo do serviço, a Amazon vai lançar em breve no país o Fire TV Stick, um dispositivo que é ligado a televisores para que os aparelhos possam se conectar à internet e ter acesso a serviços de streaming. O aparelho é rival do Chromecast, do Google, já à venda no Brasil.
Concorrência
Apesar das mudanças, concorrer com a Netflix será um desafio para a Amazon. O Prime Video não é tão conhecido pelo público brasileiro e não tem algumas funcionalidades presentes no rival, como configurações de diferentes perfis para acesso, acessos simultâneos, recomendação de acordo com as preferências do assinante e possibilidade de pagamento com cartão pré-pago.
Por outro lado, o plano em alta definição (HD) da Netflix e que permite dois acessos simultâneos custa R$ 27,90, quase o dobro do preço do Prime Video. A versão mais barata da Netlifx, que custa R$ 19,90, não oferece imagem em HD e permite somente um acesso por vez.
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