Na segunda-feira (14), a Netshoes divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre do ano. O prejuízo de R$ 60,3 milhões fez as ações da empresa, negociadas na Bolsa de Nova York, despencarem 58%, derrubando o valor de mercado da empresa brasileira de R$ 158 milhões para R$ 66,4 milhões. Agora, a Netshoes anuncia uma novidade que pode melhorar sua receptividade no mercado: uma plataforma própria de e-commerce.
Após o anúncio, feito nesta quinta-feira (17), as ações recuperaram 9,35%.
O novo sistema de compras virtuais foi totalmente projetado pelo time interno da Netshoes, de forma a atender as necessidades da companhia. Segundo a empresa, ele é focado em melhorias para os clientes.
“A plataforma entrega para os clientes lojas mais rápidas e dinâmicas, melhorando também a personalização de acordo com os interesses de cada cliente. Isso favorece a navegação tanto no desktop, quanto no site móvel e aplicativos da marca, elevando ainda mais a experiência de compra do cliente, principal objetivo da Netshoes”, explica André Petenussi, diretor de tecnologia da companhia.
O desenvolvimento levou mais de um ano. O novo sistema chegou primeiro às lojas virtuais de clubes brasileiros de futebol administradas pela Netshoes. A última etapa de implantação ocorreu no Netshoes.com.br.
Petenussi afirma que, conforme a expansão do novo sistema avança, o trabalho da área de tecnologia da Netshoes ganha em tempo e em performance. “A plataforma simplifica muito a evolução e a manutenção se comparada com a plataforma anterior. Inteiramente orientada a microsserviços e rodando em uma infraestrutura na nuvem, ganhamos em otimização, agilidade e customização, adicionando valor ao negócio com ganho de escala e redução de custo, ou seja, e-commerces mais eficientes e produtivos, e muito mais dinâmicos que os anteriores”, finaliza.