Somadas, as 60 marcas mais valiosas do Brasil chegaram ao valor de US$ 53, 1 bilhões em 2017 – 70% a mais do que o valor observado em 2016. O valor ultrapassa, ainda, os US$ 48,4 bilhões observados em 2015. As informações são da consultoria Kantar.
De onde vêm os bilhões que gigantes da tecnologia como Apple e Google faturam
As 50 empresas que mais geram valor para clientes e acionistas
Os recordes, porém, são explicados por uma mudança na metodologia. Neste ano, a pesquisa da Kantar passou a incluir empresas de capital fechado. Quinze marcas passaram a integrar a lista em consequência dessa mudança – só no top 10, entraram Globo (5ª posição) e Ypê (10ª).
De acordo com a consultoria, “a decisão se deu principalmente ao fato de que em nosso mercado existem marcas de capital fechado bastante valiosas, como IKEA e Ferrero, que não poderiam ser avaliadas”.
Apesar do recorde, o valor de mercado está bem abaixo do valor de mercado das gigantes de tecnologia americanas. Apple, Alphabet (dona do Google), Microsoft, Amazon e Facebook valem, juntas, US$ 2,88 trilhões. Até mesmo uma companhia recente, como a startup Uber, vale mais que as 60 brasileiras juntas: US$ 62,5 bilhões.
Confira, abaixo, a lista completa com as 60 marcas mais valiosas do Braisl, incluindo empresas de capital aberto e fechado.