Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
The Global 100

As cinco empresas brasileiras que estão entre as mais sustentáveis do mundo

Fábrica na Natura, em Belém, no Pará. Na foto, produção da linha de sabonetes Natura Eko. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Fábrica na Natura, em Belém, no Pará. Na foto, produção da linha de sabonetes Natura Eko. (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo)

Das 100 empresas que adotam as melhores práticas de sustentabilidade corporativa no mundo, cinco são brasileiras: Natura, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Banco do Brasil, Engie Brasil Energia e Banco Santander Brasil. O número deste ano é superior ao registrado na pesquisa anterior, quando somente duas companhias com presença no Brasil entram na lista, a Natura e o Santander.

Os dados fazem parte do ranking “As 100 empresas mais sustentáveis do mundo”, feito pela empresa canadense Corporate Knights e divulgado anualmente desde 2005 no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

A publicação analisa organizações do mundo inteiro com base em indicadores relacionados à sustentabilidade, como emissões de gases tóxicos, consumo de energia e água, gestão de resíduos sólidos e investimentos em práticas sustentáveis, mais dados sobre inovação, pagamento de impostos e igualdade salarial e de gênero entre os funcionários.

Entre as cinco brasileiras presentes no ranking deste ano, a Natura é a mais bem posicionada. Ela ocupa a 14.ª colocação mundial, com índice de sustentabilidade de 74,10%. Logo atrás aparece a Cemig, em 18.º lugar e com índice de 73%. Já o Banco do Brasil, a Engie Energia e a operação do Santander no Brasil aparecem, respectivamente, nas posições 49.ª, 52.ª e 76.ª, com desempenho de 66,60%, 66,40% e 61,90%.

A líder do estudo é a empresa francesa de software Dassault Systèmes, que alcançou o índice de sustentabilidade de 86,10%. O estudo completo está disponível no site da Corporate Knights.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros