Apesar de o número de reclamações ter diminuído neste ano, as operadoras de internet, telefone e tv por assinatura continuam acumulando milhares de questionamentos dos clientes. Os motivos vão desde cobranças indevidas à qualidade dos serviços prestados.
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a agência recebeu nos seis primeiros meses deste ano 1 milhão e 770 mil reclamações de consumidores. O número é 13,5% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Os motivos elencados variam de acordo com o serviço, mas, em geral, as reclamações são sobre cobrança, qualidade do serviço, créditos, ofertas como promoções e bônus, instalação ou habilitação do serviço e cancelamentos.
Confira, abaixo, as operadoras líderes em reclamações no primeiro semestre de 2017, de acordo com o tipo de serviço prestado:
Telefonia móvel
- Tim - 277 mil reclamações
- Vivo - 220,7 mil
- Claro - 183,4 mil
- Oi - 108,9 mil
- Nextel - 58,2 mil
Telefonia fixa
- Oi - 212,9 mil reclamações
- Vivo - 121,9 mil
- NET - 49,8 mil
TV por assinatura
- Sky - 88,6 mil reclamações
- NET - 81,6 mil
- Claro - 31,5 mil
- Oi - 24,3 mil
- Vivo - 16,9 mil
Banda larga fixa
- Oi - 121,7 mil
- Vivo - 78,7 mil
- NET - 41,6 mil
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