Em 2013, um ano após iniciar suas operações em Curitiba, a fintech Ebanx, plataforma de pagamentos online usada por clientes como Spotify, AliExpress e Airbnb, migrou sua infraestrutura para a AWS, o conglomerado de serviços na nuvem oferecidos pela Amazon. O case foi apresentado nesta semana na AWS Experience, em Curitiba, e ajuda a identificar as vantagens que a migração para a nuvem pode trazer a empresas de todos os segmentos.
LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia
Alexandre Shima, gerente de segurança e operações de TI do Ebanx, disse que pela empresa ser do ramo tecnológico, a migração foi relativamente fácil. As aplicações usadas já estavam preparadas para a Amazon. Esse cenário não é comum e, para facilitar a migração de empresas não muito familiarizadas, mas que entendem as vantagens dela, a Amazon disponibiliza equipes de diversas áreas para o processo.
De acordo com Arlindo Maluli, líder de pré-vendas corporativas da AWS, “estamos num momento de transformação dos negócios, o digital está presente em todos os verticais e a AWS não é só uma plataforma moderna de tecnologia, ela pode ajudar uma empresa a transformar o seu serviço e a sua presença no mercdo.” Para o executivo, a grande vantagem da AWS é mitigar uma série de exigências e etapas para empresas que queiram ir para a nuvem. Com a AWS, “as empresas podem se concentrar na diferenciação em sua vertical – caso do Ebanx, em pagamentos,” concluiu.
Facilidades na nuvem
No caso da Ebanx, a segurança é um fator-chave para a operação. Shima comenta que o fato da Amazon ter, em seus servidores, atendidos os requisitos e as certificações que se exigem para transacionar com cartões de crédito e operações bancárias facilitou a migração e tirou da empresa esse trabalho. Em especial, os requisitos de natureza física relacionados à segurança, como controles rígidos de acesso às salas dos servidores, criptografia dos dados, monitoramento constante e equipes de segurança a postos.
Os outros fatores que levaram o Ebanx a optar pela AWS foram, segundo Shima, a estrutura enorme da Amazon, os recursos disponíveis que permitem gerir o sistema de diversas maneiras com uma equipe reduzida – apenas dois profissionais fazem esse trabalho – e a gama de serviços. “Todo ano são lançados [na AWS] muitos serviços, então sempre temos novidades para explorar. É um grande diferencial,” completou.
Algumas dessas novidades permitem ao Ebanx economizar com os gastos na AWS. “O fornecedor está preocupado com que o cliente gaste menos, fazendo o uso da estrutura de modo a trazer melhor retorno,” disse Shima.
O Ebanx é usado por mais de 200 parceiros, como AliExpress, Airbnb, PSN (da Sony), Spotify e Gearbest. Ao todo, a empresa tem mais de 20 milhões de usuários e atua no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, processando pagamentos feitos com boleto bancário e cartões de crédito.