Várias pessoas que têm os alto-falantes inteligentes Echo, da Amazon, relataram um problema estranho: a assistente de voz, chamada Alexa, está gargalhando aleatoriamente e sem motivo algum.
Alguns usuários do Twitter e do Reddit disseram que os ataques de riso foram totalmente espontâneos. Outros relataram que a Alexa riu depois de ter sido solicitada a ligar as luzes, uma das suas funções mais triviais e populares — nesse caso, ela teria entendido errado o comando.
“Estava conversando no escritório sobre assuntos confidenciais e a Alexa apenas riu”, escreveu, no Twitter, o usuário @DavidSvenwrote. “Alguém já viu isso? Ele [o Echo] não acendeu como se tivéssemos invocado [a Alexa] por acidente. Ela simplesmente riu. Foi bem assustador”.
Outro usuário do Twitter, @taylorkatelynne, disse que “minha mãe e eu, sentados na sala de estar, nenhum de nós disse uma palavra e a nossa Alexa se ativou e riu sem motivo. Ela nem mesmo disse nada, apenas riu. Tiramos ela da tomada”.
Ouça uma das risadas da Alexa:
So Alexa decided to laugh randomly while I was in the kitchen. Freaked @SnootyJuicer and I out. I thought a kid was laughing behind me. pic.twitter.com/6dblzkiQHp
— CaptHandlebar (@CaptHandlebar) 23 de fevereiro de 2018
A Amazon declarou que os ataques de riso ocorrem quando seus alto-falantes inteligentes ouvem comandos acidentais. “Em circunstâncias raras, a Alexa pode equivocadamente ouvir a frase ‘Alexa, ria’”, disse a Amazon. Para corrigir o problema, a empresa está desativando esse comando e alterando a frase de gatilho para “Alexa, você pode rir?”.
A Amazon também informou que mudará resposta de Alexa para esse comando: ao invés de a assistente rir de imediato, a gargalhada será precedida da frase: “Claro, eu posso rir”.
A Amazon não revelou quantas pessoas foram afetadas pela falha, nem explicou o cenário em que a Alexa ri quando ninguém está falando com ela. Até o momento, a Alexa ainda não está disponível no Brasil.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares