O Banco Neon anunciou nesta terça-feira (27) o lançamento oficial do cartão de crédito internacional. A partir de hoje, usuários que tiverem o aplicativo baixado atualizado já poderão solicitar um cartão. Assim que o cartão for aprovado, aparecerá uma nova aba na plataforma chamada “crédito”. Na primeira leva, a empresa liberará 5 mil cartões.
O cartão não terá anuidade e o banco promete juros abaixo das taxas praticadas pelo mercado. O rotativo está em 11,99%, pouco abaixo da média de cerca de 12% do mercado - número que poderá ser flexibilizado dependendo do comportamento do cliente; o juro do parcelamento é de 7% ao mês. Não há versões diferenciadas por usuários, apenas limites de créditos personalizados.
A aprovação ou não do cliente para a função de crédito será baseada em critérios internos, ou seja, na informação que o banco já possui do cliente. “Quanto mais você usa o cartão de débito, mais informações temos e mais fácil vai ser aprovar o seu crédito”, diz o CEO da fintech, Pedro Conrado.
A bandeira do cartão é Visa e o foco, como os demais produtos da empresa, é no público jovem com pouca educação financeira. Os cartões pedidos de setembro de 2017 até agora já possuem tecnologia de crédito embutida, ela só estava “adormecida”. Quem é cliente há mais tempo receberá um novo cartão quando o crédito for aprovado.
Uma novidade apresentada é o que o Neon chamou de turbo limit, que permite um aumento automático de 20% no limite para situações emergenciais , com validade de sete dias. “Se a pessoa precisa desse dinheiro, consegue pedir esses 20% em segundos”, explica o CEO.
“Nosso objetivo é que as pessoas se endividem o mínimo possível”, continua Conrado. Para isso, a empresa aposta em avisos no app, débito automático e interface intuitiva para acompanhar os gastos.
Para virar cliente Neon, é preciso fazer um cadastro pelo app, realizar um primeiro depósito e começar a usar o cartão de débito automaticamente. A aceitação do cliente para o crédito e a análise para o limite serão feitas a partir deste uso e dos hábitos de consumo.
A priori, o produto do Neon não será atrelado a um programa de fidelidade. “Não quisemos esperar termos um programa para lançar o cartão de crédito. Mas é importante dizer também que não cobramos anuidade. Muitas vezes as instituições usam o dinheiro que você paga como anuidade para ofertar o programa de fidelidade. Sem anuidade, temos menos margem para isso”, explica o CEO. Mas a ideia é que, no futuro, haja algum formato de pontuação.