O Burger King espera levantar até R$ 2,5 bilhões em sua primeira oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) para investir no Brasil. O início das negociações das ações da companhia na BM&FBovespa , com o código “KBR3”, deve acontecer no dia 18 de dezembro. O dinheiro arrecadado será usado para abrir novos restaurantes e quiosques, remodelar e atualizar tecnologicamente as atuais lojas e desenvolver novas marcas. Ao final do processo, o Burger King espera consolidar sua posição entre as principais companhias de fast-food do país e enfrentar, de vez, o líder McDonald’s.
A rede de fast-food anunciou em outubro que iria abrir capital no Brasil para arrecadar dinheiro para financiar seu crescimento no país. Na sexta-feira (24), a empresa divulgou as condições do seu IPO. As ações do Burger King vão ser negociadas entre R$ 14,50 a R$ 18. Se considerado o teto da faixa indicativa de preço, a empresa arrecadaria até R$ 2,5 bilhões. Se considerado apenas o piso de preço e a colocação apenas do lote principal e suplementar, a oferta girará cerca de R$ 1,7 bilhão. O início das negociações em Bolsa acontece no dia 18 de dezembro e a listagem será no Novo Mercado, segmento de mais elevadas exigências de governança corporativa da Bolsa.
Com os recursos a ser injetados na companhia, o Burger King planeja adquirir de cerca de 50 restaurantes de um franqueado da marca, abrir novos restaurantes em cidades que apresentam um crescimento econômico expressivo, acelerar a abertura de quiosques e remodelar e atualizar tecnologicamente as lojas existentes.
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Concorrência com McDonald’s
O Burger King é a segunda maior rede de fast food do país. Segundo dados da Euromonitor, o market share da companhia, em valor e volume de transações em 2016, foi de 4,2%, percentual que a deixou à frente de Subway (3,2%), Habib’s (2,1%) e Bob’s (1,7%) e atrás somente do McDonald’s (7,2%). No segmento de hambúrgueres, a participação de mercado do Burger King é de 31,6%, valor 18,7 pontos percentuais à frente do terceiro colocado, o Bob’s, e 20,6 pontos percentuais atrás do McDonald’s.
Apesar de perder para o McDonald’s, o Burger King apresenta taxas de crescimento maiores do que o seu rival. O faturamento da empresa cresceu 40,7% entre 2014 e 2015 e 20% entre 2015 e 2016, enquanto o resultado do McDonalds’ avançou apenas 11,8% e 0,1% entre os mesmos períodos, respectivamente.
O Burger King tem 628 restaurantes no país, sendo 492 lojas próprias e 136 franquias. Do total, a grande maioria está localizada na região Sudeste (432), seguido de Sul (82), Nordeste (55), Centro-Oeste (44), e Norte (15). Os dois formatos predominantes até aqui são os restaurantes em praça de alimentação e os quiosques. O McDonald’s tem 910 lojas no Brasil.
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