A Via Varejo, dona da Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com, vai lançar novos serviços para facilitar a retirada de produtos comprados pelos sites das marcas. Chamado de Retira Rápido, o sistema, que antes só continha a opção de retirada nas lojas, vai permitir também que o cliente agende a retirada de produtos em lockers, armários inteligentes de autoatendimento que serão instalados em postos de gasolina, ou em uma agência dos Correios. As novidades estarão disponíveis gradualmente a partir da segunda quinzena de janeiro.
Para utilizar o serviço, o cliente, ao finalizar uma compra em um dos sites da rede, deve verificar se o produto tem o selo “Retira Rápido”. Normalmente, são produtos leves e pequenos. Se o produto tiver o selo, basta escolher onde quer retirar o produto: na loja, em um locker ou nos Correios. Escolhida a opção, o site mostrará quais os endereços disponíveis.
Feito o agendamento, o cliente precisa buscar seu produto no prazo de até cinco dias corrido. O serviço é gratuito, ou seja, não há cobrança de frete ou taxas. A opção de retirar um produto em um loja das Casas Bahia, Pontofrio ou Extra já está em funcionamento. Já o locker e a opção dos Correios serão disponibilizados, gradualmente, a partir da segunda quinzena de janeiro.
Locker
Os lockers são armários inteligentes em que a Via Varejo vai guardar o produto para que o cliente retire. Os armários têm a função de autoatendimento e a abertura da porta é acionada por QR Code enviado por e-mail ou SMS ou informando o número do celular e da encomenda. Os quatro primeiros lockers serão instalados em postos de combustível de São Paulo e vão funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. A Via Varejo quer ampliar o serviço para outras cidades.
Confira no vídeo abaixo como funciona a tecnologia:
Correios
Já a entrega nos Correios será feita no balcões de atendimento da agência. A Via Varejo vai postar o produto em uma das agências e basta o cliente ir buscar o produto, fornecendo seus dados para retirar a mercadoria. A novidade vai estar disponível em 43 agências dos Correios de 11 estados, incluindo duas em Curitiba, ambas na Rua Marechal Deodoro. A previsão é ampliar o serviço para outros estados e unidades.
Consumidor prefere retirar o produto
Segundo a Via Varejo, a opção de retirar o produto comprado no site em um loja está ganhando, cada vez mais, adesão do consumidor. A empresa diz que um a cada quatro pedidos por minuto comercializado em seus e-commerces é retirado nas lojas físicas, o que totaliza mais de 200 mil vendas por mês. Por isso, a empresa decidiu ampliar o número de formas de retiradas de mercadorias.