Uma propaganda veiculada pelo Itaú gerou mal-estar em alguns telespectadores e o banco acabou excluindo a última cena do filme. Ao promover um de seus produtos, o Itaúcard, o banco coloca no ar um anúncio que exibe o personagem Pinóquio sendo interrogado numa sala fechada por um delegado e monitorado por um detector de mentira. No final, o personagem acaba mentindo e o delegado dá um tapa com a mão direita na cabeça de Pinóquio, que estava sentado numa cadeira.
O tapa no personagem é a última cena do anúncio, já sob o logotipo do banco com a mensagem "Itaúcard, surreal é não usar". O anúncio foi exibido algumas vezes na televisão e também no YouTube, mas logo depois passou a circular sem a cena do tapa.
A mudança foi detectada pela Gazeta do Povo, que acionou a assessoria da instituição bancária para saber o motivo. O Itaú Unibanco informou que a cena do tapa em Pinóquio foi excluída após mensagens de cinco telespectadores, que ficaram incomodados com a imagem. Segundo o banco, o intuito era fazer um filme "descontraído e divertido", mas reconheceu que precisou fazer alterações após os primeiros retornos contrariados nas suas redes sociais.
“O Itaú Unibanco tem como premissa ouvir os seus clientes, buscando sempre a melhoria não só das campanhas, como de seus produtos e serviços. Acreditamos que a transparência é o melhor caminho para uma relação sustentável. O intuito do banco foi fazer um filme descontraído e divertido; porém, já com os primeiros retornos recebidos, por meio das redes sociais, entendemos que eram necessárias alterações no conteúdo para o melhor entendimento da campanha. Seguimos atentos a todas as interações, buscando sempre a satisfação de nossos clientes", informou o Itaú Unibanco, por intermédio de sua assessoria de imprensa.
No anúncio, Pinóquio é submetido ao detector e diz no início: "Amigão, você sabe que isso é completamente desnecessário". É perguntado sobre os benefícios do Itaucard e diz ser vantajoso porque o seu uso gera uma economia de R$ 500 por ano. A única mentira que aparece contando no filme, e que faz seu nariz crescer, é que tem um compromisso muito urgente e que precisava ir embora. É chamado de "cara-de-pau" pelo delegado e o tapa acontece segundos depois.
Assista ao vídeo do Itaucard, com a cena do tapa no Pinóquio:
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas