O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, pareceu dar uma alfinetada no Facebook nesta sexta-feira (9), enquanto falava com formandos no Massachusetts Institute of Technology.
Dirigindo-se à Classe de 2017, Cook enfatizou a importância de levar a humanidade para dentro de cada decisão e projeto, particularmente quando se trata de tecnologia. Embora a tecnologia tenha tornado o mundo melhor, ele disse, às vezes ela provocou novos problemas para a sociedade resolver.
“As potenciais consequências adversas [da tecnologia] estão se espalhando mais rápido e sendo mais profundas”, disse Cook. “As ameaças à segurança, as ameaças à privacidade, as notícias falsas e as mídias sociais que se tornam antissociais. Às vezes, a própria tecnologia que nos liga divide-nos”.
Claro, a missão total do Facebook como empresa é conectar as pessoas, de acordo com seu próprio executivo-chefe, Mark Zuckerberg. E muitos americanos provavelmente nunca teriam ouvido falar de notícias falsas se não fosse sua proeminência no Facebook durante as eleições de 2016. Desde então, o Facebook tomou medidas para minimizar o impacto das notícias falsas trabalhando com verificadores de fatos de terceiros e destacando quando um artigo específico pode ser questionável, entre outras coisas.
Cook responsabilizou algumas dessas questões sociais pelo modo como pensamos em tecnologia. Exortando os americanos a não reduzirem o mundo aos algoritmos, mas a encontrar a essência da humanidade e injetá-la em nossa tecnologia, Cook pareceu dizer que algumas tecnologias nos levem à direção errada.
“Meça seu impacto na humanidade não pelos likes, mas nas vidas que você toca”, disse ele. “Não em popularidade, mas nas pessoas que você serve.”
O Facebook não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A Apple não quis comentar.