Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
inovação

CEO da Uber encontra presidente da Embraer para discutir projeto de veículo elétrico voador

Uber Elevate Network, uma espécie de helicóptero elétrico voador que decola e pousa na vertical | Divulgação/Uber/
Uber Elevate Network, uma espécie de helicóptero elétrico voador que decola e pousa na vertical (Foto: Divulgação/Uber/)

Além de se encontrar com senadores e o ministro Henrique Meirelles para defender uma regulamentação mais branda aos aplicativos de transporte, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, visitou o escritório da Embraer em São Paulo para discutir a fabricação de veículos elétricos voadores. As duas companhias anunciaram em abril uma parceria para fazer o Uber Elevate Network e a expectativa é que os veículos estejam prontos para testes em 2020.

Dara Khosrowshahi esteve no Brasil pela primeira vez na terça-feira (31), dia em que aconteceu a votação no Senado sobre o projeto que regulamenta os aplicativos de transporte. Além de se reunir com senadores e governantes, ele fez uma visita institucional ao presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, no escritório em São Paulo, onde conversou, entre outros temas, sobre o Uber Elevate Network, uma espécie de helicóptero elétrico voador que decola e pousa na vertical que está sendo desenvolvido em parceria com a fabricante brasileira de aviões.

A ideia é que os veículos elétricos voadores façam deslocamentos urbanos curtos. Eles teriam capacidade para diminuir o tempo de deslocamento do distrito de Marina, em São Francisco, a São José, na Califórnia, de duas horas para 15 minutos. Além disso, serão movidos à energia, o que diminuira a emissão de poluentes. A expetativa é deixar o modelo pronto para testes em 2020 e começar a usá-los comercialmente em 2023.

A Embraer vai ajudar no desenvolvimento da aeronave, na fabricação e ficar responsável pela manutenção. Já a Uber ficará responsável por desenvolver a plataforma de pedidos de corridas para a aeronave.

O projeto está sendo feito no Centro de Inovação de Negócios da Embraer, com sede na Flórida, nos Estados Unidos, e envolve pesquisadores da Uber do Vale do Silício e de Boston. As empresas Aurora Flight Sciences, Pipistrel Aircraft, Mooney International e Bell Helicopter Textron também são parceiros do projeto.

Confira o vídeo institucional da Uber sobre o projeto do Elevate:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.